fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioArteOs melhores museus do mundo que você precisa conhecer

Os melhores museus do mundo que você precisa conhecer

Siga-nos no Google Notícias

Se você é um aficionado por artes ou história, com certeza os melhores museus do mundo reunidos em nosso artigo tirarão o seu fôlego. Os museus e galerias mais prestigiados do mundo proporcionam aos seus visitantes uma experiência incrível de observar de perto as maiores obras de arte, enquanto protegem suas impressionantes coleções para as gerações futuras. 

De Nova York a Paris, de Roma a São Petersburgo, chegando ao Brasil. Aqui está a lista do UBE com os melhores museus do mundo. Ainda que você não consiga visitar todos, você pode explorar partes dessas instituições de arte com passeios virtuais! Confira a nossa seleção abaixo:

Louvre – Paris (França)

Uma visita ao Louvre e suas coleções permite que os visitantes descubram a arte do ocidente desde a Idade Média até 1848, assim como um grande número de civilizações antigas. No entanto, o museu, que é um dos melhores museus do mundo, também oferece outra história para explorar. O grande palácio que abriga o museu remonta ao final do século XII, e é uma verdadeira lição de arquitetura: de 1200 a 2011, os arquitetos mais inovadores construíram e desenvolveram o Louvre. Por muito tempo a sede do poder, esta residência real também abrigou chefes de estado franceses até 1870. Dessa forma, é um dos principais cenários da história de Paris e da França.

Site oficial: Louvre
Visita virtual: clique aqui
Destaques: as obras de arte mais famosas do Louvre são “Vênus de Milo”, “Vitória Alada de Samotrácia” e “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci.

melhores museus do mundo

Metropolitan Museum of Art – New York (Estados Unidos da América)

O Metropolitan Museum of Art de Nova York, também conhecido informalmente como “the Met”, é o maior museu de arte dos Estados Unidos. O espaço conta com mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo e fica localizado em dois locais icônicos da cidade de Nova York: The Met Fifth Avenue e The Met Cloisters. Sendo assim, todos os dias a arte ganha vida nas galerias do museu e através de suas exposições e eventos, revelando novas ideias e conexões inesperadas ao longo do tempo e das culturas.

Site oficial: Metropolitan Museum of Art
Visita virtual: clique aqui
Destaques: o Met é conhecido por suas pinturas europeias (obras de Botticelli, Rembrandt, Vermeer, Degas, Rodin, etc…), coleção egípcia e pinturas americanas.

melhores museus do mundo

Instituto Inhotim – Brumadinho (Brasil)

Não poderíamos deixar o Brasil de fora da lista com os melhores museus do mundo. Assim como outros países, temos museus incríveis e inovadores, como o Instituto Inhotim, por exemplo. O  Inhotim foi inaugurado em 2002, mas já está consolidado no circuito internacional de museus. Espalhado por 140 hectares de floresta brasileira, é um local exuberante. O museu encheu os jardins com esculturas de Olafur Eliasson e Yayoi Kusama, enquanto no interior você encontrará impressionantes instalações em grande escala. 

Site oficial: Instituto Inhotim
Destaques: os destaques do Inhotim são as exuberantes galerias gigantescas de diversos artistas. Os espaços contam com obras de arte extraordinárias que mexem com os sentidos dos visitantes.

melhores museus do mundo

Museu Britânico de Londres – Londres (Inglaterra)

O Museu Britânico de Londres foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759. Foi o primeiro museu nacional a abranger todos os campos do conhecimento humano, aberto a visitantes de todo o mundo. Nenhum outro museu é responsável por coleções com a mesma profundidade e amplitude, beleza e significado. Seus oito milhões de objetos permitem que os visitantes explorem a extraordinária diversidade de culturas humanas, de pequenas comunidades a vastos impérios e descobrir as muitas formas e expressões que os seres humanos deram a todos os aspectos da vida.

Site oficial: Museu Britânico
Visita virtual: clique aqui
Destaques: a galeria egípcia possui a segunda melhor coleção do mundo de antiguidades egípcias fora do Egito, incluindo a Pedra de Roseta, esculpida em 196 aC.

Museu de Arte Moderna (MOMA) – New York (Estados Unidos da América)

Fundado em 1929 com o objetivo de ser uma instituição educacional, o Museu de Arte Moderna (MoMA) dedica-se a ser o principal museu de arte moderna do mundo. O museu manifesta esse compromisso estabelecendo, preservando e documentando uma coleção da mais alta ordem que reflete a vitalidade, complexidade e padrões de desdobramento da arte contemporânea. De um presente inicial de oito gravuras e um desenho, a coleção do MoMA cresceu para incluir 150.000 pinturas, esculturas e objetos de design, bem como cerca de 22.000 filmes, vídeos, obras de mídia, fotos de filmes, roteiros e documentos históricos.

Site oficial: MoMA
Visita virtual: clique aqui
Destaques: a coleção inclui obras de arte famosas como The Starry Night de Vincent Van Gogh, Les Demoiselles d’Avignon de Pablo Picasso, Campbell’s Soup Cans de Andy Warhol e autorretratos de Frida Kahlo.

Museu do Prado – Prado (Espanha)

O edifício que hoje abriga o Museu Nacional do Prado foi projetado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785. Construído para abrigar o Gabinete de História Natural, por ordem do rei Carlos III, o destino final do edifício – como novo Museu Real de Pintura e Escultura – foi a decisão do neto do monarca, o rei Fernando VII, incentivado pela sua esposa, a rainha Maria Isabel de Bragança. O Prado, aberto ao público em 1819, é hoje um dos locais mais populares do mundo da arte. Com 3 milhões de visitantes anuais e uma presença online que ultrapassa os 10 milhões de visitantes.

Site oficial: Prado
Visita virtual: clique aqui
Destaques: as inúmeras obras de Francisco Goya, o artista mais amplamente representado, bem como de Hieronymus Bosch, El Greco, Peter Paul Rubens, Ticiano e Diego Velázquez, são alguns dos destaques da coleção.

Museu do Vaticano – Cidade do Vaticano (Itália)

Enquanto a Cidade do Vaticano abriga o corpo governante da Igreja Católica Romana e seu chefe, o Papa, esta pequena cidade-estado soberana dentro de Roma oferece uma riqueza de atrações culturais abertas a visitantes de qualquer fé. Nenhuma visita à Cidade do Vaticano estaria completa sem visitar os mundialmente famosos Museus do Vaticano. Eles exibem obras da imensa coleção acumulada pela Igreja Católica e pelo papado ao longo dos séculos, incluindo várias das mais renomadas esculturas romanas e obras-primas mais importantes da arte renascentista do mundo.

Site oficial: Museus do Vaticano
Visita virtual: clique aqui
Destaques: grande parte dos viajantes visita os Museus do Vaticano para ter acesso à Capela Sistina, famosa por seu belo teto pintado por Michelangelo.

Museu Hermitage do Estado – São Petersburgo (Rússia) 

O segundo maior museu de arte do mundo, o State Hermitage Museum, foi fundado em 1764, quando a imperatriz Catarina, a Grande, adquiriu uma impressionante coleção de obras do comerciante de Berlim Johann Ernst Gotzkowsky. Hoje, o museu inclui mais de 3 milhões de obras de arte e artefatos da cultura mundial. Contém pinturas, trabalhos gráficos, esculturas, obras de arte, artefatos arqueológicos e objetos numismáticos. As coleções ocupam um grande complexo de seis edifícios históricos ao longo do Palace Embankment, incluindo o Palácio de Inverno, uma antiga residência de imperadores russos.

Site oficial: Museu Hermitage do Estado
Visita virtual: clique aqui
Destaques: as Salas Douradas da Galeria do Tesouro exibem obras-primas da Eurásia, do litoral do Mar Negro na antiguidade e do Oriente.

Claro que existem muitos outros museus incríveis pelo mundo. No entanto, por hoje estas foram as nossas dicas com os 8 melhores museus do mundo! Você já visitou algum desses? Acha que deixamos algum essencial de fora? Conte para a gente aqui nos comentários. 

Ad

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad