Se a grana para o final de semana está curta, não precisa se preocupar! São Paulo é uma cidade repleta de opções de rolês grátis. Para aproveitar o melhor da capital, não é preciso desembolsar muito dinheiro. É possível se divertir gastando pouco e o UBE vai te mostrar como! Podemos te garantir, montar esta lista não foi nada fácil… São tantas opções de passeios incríveis que foi difícil escolher só 10! Continue acompanhando e confira os 10 melhores passeios gratuitos em São Paulo.
Fazer um piquenique no Parque Ibirapuera
Que o Parque Ibirapuera é destino certo dos paulistanos, não é novidade para ninguém. Com entrada gratuita, os 1.584.000 metros quadrados de área verde projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer ficam lotados a qualquer hora do dia. Mas você já pensou em fazer um piquenique nos gramados do Parque? O espaço é perfeito para um piquenique à tarde! E o melhor: você pode levar comidinhas preparadas em casa e fazer um passeio incrível de graça!

Visitar os Jardins do Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga está fechado para reforma desde 2013, quando foram identificados problemas estruturais no prédio. Entretanto, uma parte maravilhosa e pouco conhecida do espaço – os jardins do Museu – está aberta para visitação. Os jardins foram projetados no início do século XX, e são inspirados em jardins clássicos da França, como os do Palácio de Versalhes. A vista é de tirar o fôlego e você, com certeza, vai se sentir em um filme. Vale a visita!

Passear na Avenida Paulista aos domingos
Aos domingos, a Avenida Paulista fica completamente fechada para carros e a passagem é aberta para os pedestres. Você pode pedalar de bike sozinho ou com amigos, fazer uma caminhada, ou até mesmo andar na Avenida apenas para curtir o espaço e as manifestações artísticas que acontecem por lá. As ruas ficam repletas de artistas independentes cantando e de artesãos que aproveitam o espaço para vender seus produtos artesanais.

Curtir os Becos da Vila Madalena
São Paulo é uma cidade que respira arte, mas não apenas dentro dos museus. Basta dar uma volta pelas ruas para encontrar diversas obras de arte grafitadas nas paredes. E os becos da Vila Madalena são os melhores lugares da cidade para apreciar esse tipo de arte. O bairro moderno e descolado abriga um dos mais famosos espaços de grafite de SP: o Beco do Batman, que reúne trabalhos de inúmeros artistas. Além disso, a Vila Mada, como é conhecido o bairro, também é famosa pela quantidade de bares e botecos. Sendo assim, não faltam opções de lugares para tomar uma cervejinha depois da caminhada pelos becos.

Veja também: Restaurantes temáticos em São Paulo para comer bem e sair da rotina
Dar um rolê alternativo no Mirante 9 de Julho
O mirante 9 de Julho fica localizado acima do túnel da Avenida 9 de Julho e passou 76 anos completamente sem uso. Após um trabalho de revitalização, o local se transformou em um espaço multicultural que recebe exposições, festas, projetos culturais, musicais e até sessões de cinema ao ar livre. A entrada no Mirante 9 de Julho é gratuita – como todos os itens dessa lista – e você pode conferir a programação do espaço antes de fazer a sua visita.

Provar delícias no Mercado Municipal
O Mercado Municipal é um clássico de São Paulo. Afinal, quem nunca ouviu falar no famoso sanduíche de mortadela, não é mesmo? Entretanto, o Mercado, por si só, já é um espetáculo que merece ser conhecido – mesmo que você vá sem a intenção de comer nada. Mas, saiba que, dificilmente você vai sair de barriga vazia. Ao passear pelos longos corredores, os vendedores sempre dão uma provinha das mais diferentes frutas e outras delícias para quem está de passagem. Difícil mesmo é resistir à tentação de levar todas para casa.

Conhecer o Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo é um tipo de passeio que deve ser feito por todos, pelo menos uma vez. O espaço reúne informações sobre o período assombroso da Ditadura Militar no Brasil. O prédio onde fica o memorial, inclusive, foi sede do Departamento Estadual da Ordem Política e Social de São Paulo, conhecido como Deops/SP, uma das polícias políticas mais violentas do Brasil. Durante a visita, os visitantes são conduzidos por celas que foram ocupadas por prisioneiros políticos e exposições que contam histórias de alguns desaparecidos da época. Um ótimo passeio para conhecer de perto a história do nosso país.

Ver São Paulo de cima Mirante do SESC
Andando em meio a selva de pedra na correria diária, é quase impossível perceber a imensidão de São Paulo. Para ver a cidade de um novo ângulo, o Mirante do SESC é o lugar perfeito! Lá do alto é possível ter a real dimensão do quão grande é a capital. A vista é disputada, mas podemos garantir que o passeio vale a pena. A entrada no mirante é gratuita, mas você também pode aproveitar para curtir um café ou uma refeição no local.

Ir até o topo de São Paulo no Pico do Jaraguá
Ainda falando sobre São Paulo do alto, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade inteira – com 1.135 metros de altura. Ele fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, entre as zonas norte e oeste da capital, e tem acesso liberado pela Estrada Turística. O parque conta com 3 mirantes em diferentes alturas. O primeiro mirante fica logo na chegada e pouco antes do estacionamento, há também um segundo próximo ao pátio onde ficam os banheiros e a lanchonete, e o mais cobiçado, é claro, é o terceiro mirante, próximo às antenas de transmissão no alto do pico, cerca de 250 degraus acima do pátio. A vista é sensacional e vale a visita não só pelos mirantes, mas também pela diversidade de fauna e flora do local.

Veja também: Melhores Airbnb’s para relaxar perto de SP
Aproveitar concertos gratuitos na Sala São Paulo e Theatro Municipal
A última dica não é gratuita todos os dias, mas vale a pena ficar de olho para não perder! A Sala São Paulo e o Theatro Municipal, duas das principais salas de concerto da capital paulista, oferecem apresentações gratuitas para o grande público. É uma oportunidade de assistir ao vivo os melhores coros e orquestras sem desembolsar nada. Além das apresentações gratuitas, a Sala São Paulo e o Theatro Municipal também abrem as portas de seus espaços para visitas guiadas. Você pode conferir a agenda de apresentações gratuitas aqui.

que legal! vou tentar visitar, com certeza
Perfeito!!!
Obrigada pelas dicas.