fbpx
18.4 C
São Paulo
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioCarreira InternacionalComo imigrar para Luxemburgo: Vistos, trabalho e custo de vida

Como imigrar para Luxemburgo: Vistos, trabalho e custo de vida

Siga-nos no Google Notícias

Não tem como negar, Luxemburgo é uma “trend” que está longe de perder esse status. Muito se tem falado recentemente sobre as vantagens de viver neste país. Motivos para se mudar para Luxemburgo não faltam, inclusive recentemente mostramos que ele é um dos países com os salários mais altos do mundo. Mas afinal, como imigrar para Luxemburgo?

Mesmo sendo um dos menores países da Europa em termos de território, Luxemburgo é um país muito internacional, com três línguas oficiais (o francês, o alemão e o luxemburguês) e quase metade da população composta por imigrantes. Além disso, muitas pessoas decidem imigrar para Luxemburgo atraídas pelo alto padrão de vida e pelas ótimas oportunidades de trabalho.

O país com a maior renda per capita do mundo

Luxemburgo é o maior centro bancário do mundo, com mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operando em sua capital. Com uma força de trabalho altamente educada e qualificada, o país atende às demandas de corporações multinacionais e possui uma economia baseada em serviços financeiros, além de pequenas e médias empresas e um próspero setor agrícola.

O alto desempenho econômico de Luxemburgo é em parte devido à contribuição de trabalhadores de países vizinhos que não residem no país, mas que contribuem para o crescimento do PIB. O país atrai empresários estrangeiros com impostos preferenciais, e 90% das empresas registradas no país são de propriedade de estrangeiros.

Mas para que a mudança seja tranquila, é muito importante estar devidamente legalizado no país de destino. Isto nos leva a falar sobre o primeiro tópico: há vistos de residência disponíveis em Luxemburgo?

Como imigrar para Luxemburgo com visto?

Para cidadãos da União Europeia

Como Luxemburgo é parte da União Européia e do Acordo de Schengen, cidadãos de outros países europeus não precisam de visto para visitar, viver ou trabalhar em Luxemburgo. Entretanto, se você tem cidadania europeia e deseja trabalhar no país, deverá declarar residência em Luxemburgo.

Para cidadãos não europeus

Pessoas de outras nacionalidades devem ter um visto para entrar no Luxemburgo. Veja os tipos mais comuns de vistos para viver em Luxemburgo:

  • Visto de turista para Luxemburgo: O visto de turista é, de fato, o visto Schengen que lhe dá direito a permanecer até 90 dias entre os países que fazem parte do acordo.
  • Visto de trabalho para Luxemburgo: Se você quiser trabalhar no país, você deve ter um visto de trabalho e também registrar sua residência. Seu empregador deve lhe fornecer os documentos necessários para solicitar um visto de trabalho, o que deve ser feito antes de sua chegada em Luxemburgo.
  • Visto de estudante para Luxemburgo: O visto de estudante é dedicado aos estudantes que desejam entrar em uma instituição de ensino superior no país. Como parte do processo, o estudante deve apresentar a carta de aceitação na universidade luxemburguesa.

Casas e apartamentos em Luxemburgo

Embora alguns itens sejam mais baratos em Luxemburgo do que em outros países, o mesmo não pode ser dito para o custo do aluguel. Para obter bons preços, é aconselhável procurar por um apartamento com antecedência. Você também pode entrar em contato com outros residentes e expatriados que estão vivendo em Luxemburgo para pedir orientações sobre as melhores áreas para morar ou dicas para agentes imobiliários portugueses em Luxemburgo.

Veja a média de preços:

  • Apartamento de 1 quarto: cerca de 1.200 a 1.500 euros por mês.
  • Apartamento de 3 quartos: cerca de 2.100 a 2.700 euros por mês.

Custo de vida em Luxemburgo

O custo de vida em Luxemburgo pode ser alto, mas é um valor compatível com o salário recebido. Por lei, o salário mínimo em Luxemburgo é de em média 2.387,40 euros por mês (varia conforme a idade), o mais alto do mundo, enquanto o salário médio pode chegar a 5.000 euros.

Portanto, é compreensível que o custo de vida em Luxemburgo seja maior do que a maioria dos países europeus, o que reflete numa excelente qualidade de vida.

Muitas pessoas optam por trabalhar em Luxemburgo e viver na Bélgica, França ou Alemanha para economizar no custo de vida. Para que você possa ter uma idéia do custo de vida médio mensal em Luxemburgo, veja os preços destas das despesas básicas:

  • Aluguel mensal: 1000 a 2000 euros
  • Mercado: 250 euros
  • Internet: 45 euros
  • Transporte público mensal: gratuito
  • Uma refeição diária: 12 a 20 euros
  • Um café: 3 euros

Trabalho em Luxemburgo

Luxemburgo é um país desenvolvido com uma economia muito estável e a maior renda per capita do mundo. Portanto, não é surpreendente que muitos imigrantes decidam procurar um emprego no país. O mercado de trabalho em Luxemburgo é muito aberto a estrangeiros, mas a concorrência é feroz, já que há muitos profissionais qualificados.

Atenção, para trabalhar em Luxemburgo, a fluência nas línguas nativas é um requisito básico, já que a maioria dos cargos requer fluência em inglês e pelo menos uma das três línguas locais.

Os imigrantes não-europeus são mais propensos a obter um visto de trabalho se forem profissionais qualificados, com educação superior reconhecida e experiência na área. Há também muitos europeus procurando emprego em Luxemburgo nos setores de hotelaria, limpeza, condução de caminhões e também na construção civil, como pedreiros.

As melhores oportunidades de emprego em Luxemburgo para portugueses, brasileiros e outros falantes de português estão em posições de relacionamento com clientes.

Sistema educacional de Luxemburgo

Em Luxemburgo, as aulas são ministradas nas três línguas oficiais do país – luxemburguês, alemão e francês. Aos 16 anos de idade, após completar o ensino obrigatório, os alunos podem seguir a pista clássica, onde são preparados para a universidade, ou a pista técnica, onde recebem o ensino vocacional.

A maioria das escolas são públicas e o ensino em Luxemburgo é de alta qualidade. Entretanto, há também várias escolas privadas e internacionais onde os imigrantes estrangeiros normalmente optam por matricular seus filhos. Há muitos emigrantes de língua portuguesa que decidem viver em Luxemburgo com suas famílias e crianças pequenas.

Embora não existam escolas de português em Luxemburgo, existem escolas que oferecem o português como uma das línguas complementares, o que é uma grande vantagem.

A Universidade de Luxemburgo é a única universidade inteiramente luxemburguesa localizada na capital do país. No entanto, existem várias outras universidades internacionais com unidades e campus em Luxemburgo. Os programas de administração e negócios estão entre os mais populares e atraem jovens de diferentes países para viver e estudar em Luxemburgo.

Sistema de saúde em Luxemburgo

A saúde é uma questão muito importante para quem vai imigrar para Luxemburgo. O sistema de saúde pública de Luxemburgo é um dos melhores da Europa. O país tem um sistema público de alta qualidade. Todas as pessoas com residência permanente no país podem se beneficiar do sistema de saúde, incluindo estudantes e trabalhadores estrangeiros.

A grande maioria dos serviços médicos está incluída no seguro de saúde público, os cidadãos só optam por adquirir seguros privados em casos específicos de necessidade de cuidados adicionais.

Cidadãos europeus em visitas de curto prazo ao país têm acesso ao sistema público de saúde em Luxemburgo com o Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC). Os visitantes de outras nacionalidades devem adquirir um seguro de saúde privado durante sua visita a Luxemburgo.

Dirigir em Luxemburgo

Se você vai imigrar para Luxemburgo e pretende alugar ou comprar um carro, aqui vão algumas informações úteis para quem planeja se locomover de carro em Luxemburgo.

  • Estacionamento: Estacionar em Luxemburgo é caro e difícil de encontrar. Fora das grandes cidades, há estacionamentos gratuitos com serviços de ônibus para o centro da cidade. Nas cidades, a grande maioria das vagas são pagas e as multas são altas para aqueles que não obedecem às regras.
  • Carta de condução/Habilitação para dirigir: Pessoas com uma carteira de motorista de outro país da União Europeia podem utilizá-la para dirigir em Luxemburgo. Pessoas de nacionalidade não européia devem apresentar uma carteira de habilitação internacional junto com a carteira de habilitação original válida para serem legalmente autorizadas a dirigir em Luxemburgo.

Considerações gerais sobre viver em Luxemburgo

Imigrantes que decidem viver em Luxemburgo relatam que é uma experiência muito diferente e enriquecedora. O povo luxemburguês mantém muitos hábitos e tradições culturais, apesar de ser uma nação com fortes influências de seus países vizinhos.

Ao se mudar para Luxemburgo e fazer amizade com os habitantes locais, é importante saber que as pessoas apertam as mãos. Se for alguém com quem você é muito íntimo, a saudação pode ser três beijos na bochecha. Quando convidado para um jantar ou festa na casa de alguém, você deve trazer chocolates ou flores para o anfitrião.

Em Luxemburgo, somente o primeiro nome é usado quando se lida com amigos e familiares. No entanto, você precisa usar uma versão mais formal ao lidar com outras pessoas. Se você for um homem, você terá que usar Monsieur antes de seu sobrenome e, se você for uma mulher, Madame.

Poucos países no mundo têm uma porcentagem tão alta de estrangeiros. Luxemburgo é conhecido como um país que acolhe muito bem os expatriados, onde os locais são muito acolhedores para pessoas de diferentes religiões e etnias.

Outro assunto que levamos muito a sério por aqui são boas comidas, então saiba também que a culinária luxemburguesa é uma mistura de cozinha belga, alemã e francesa.

Se você gostou deste conteúdo, veja também: os melhores países para trabalhar e ter maior poder de compra.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad