Quando se trata de se mudar para o exterior, costumamos pesquisar informações sobre os países com os salários mais altos do mundo, os melhores países para trabalhar ou até mesmo onde é possível obter cidadania por tempo de residência. Mas você já se perguntou onde os imigrantes se sentem mais felizes e acolhidos? Afinal sentir-se satisfeito e pertencente ao local de residência pode influenciar muito no sucesso e na longevidade desta mudança. Por isso então, listamos os melhores países para imigrar (e os piores), de acordo com a pesquisa de 2023 do Expat Insider. Confira:
Top 10 destinos para imigrantes:
- México
- Espanha
- Panamá
- Malásia
- Taiwan
- Tailândia
- Costa Rica
- Filipinas
- Barém
- Portugal
1. México: O Melhor Lugar para Expatriados (Novamente)

Desde 2014, o México tem continuamente se classificado entre os cinco primeiros melhores países para imigrar, graças, entre outros, à facilidade de adaptação (1º lugar em 2023) e à simpatia dos locais (1º lugar). Além disso, a cultura acolhedora, as oportunidades de carreira e as opções de lazer fazem do México um grande destino. Com 80% dos expatriados satisfeitos com sua situação financeira e 90% felizes com a vida no México, este país se destaca novamente como um dos melhores lugares para se viver.
2. Espanha: Para se Sinta em Casa e Feliz

Desde a primeira pesquisa Expat Insider em 2014, a Espanha sempre esteve entre os 10 primeiros no Índice de Qualidade de Vida. Com um clima agradável, muitas opções de lazer e uma cultura rica, a Espanha é um destino de topo para expatriados. No entanto, é importante notar que a Espanha ficou em 34º lugar no Índice de Trabalho no Exterior, com 36% dos expatriados insatisfeitos com o mercado de trabalho local.
3. Panamá: Onde é Fácil se Estabelecer

O Panamá é mais um destino amigável para expatriados, onde 81% deles se sentem em casa. Os expatriados também são particularmente satisfeitos com sua situação financeira (8º lugar no Índice de Finanças Pessoais) e com a facilidade de encontrar e pagar pela moradia. No entanto, o Panamá tem um desempenho médio no Índice de Qualidade de Vida (28º lugar), principalmente devido à satisfação dos expatriados com o mercado de trabalho local (30º lugar no Índice de Trabalho no Exterior).
E a outra ponta da tabela?
Os últimos lugares são ocupados por Kuwait (53º lugar), Noruega (52º lugar) e Türkiye (51º lugar). Os expatriados nestes países costumam relatar insatisfação com as opções de lazer, a atitude dos residentes locais em relação aos estrangeiros, a falta de perspectivas de carreira, a segurança e a qualidade de vida em geral.
53º – Kuwait

Em 53º lugar, encontramos o Kuwait. Seguindo uma tendência de performances ruins ao longo dos anos, a pesquisa ‘Expat Insider 2023’ associa a posição da cidade à baixa de qualidade de vida, restrições nas opções de lazer e dificuldade de expressão dos imigrantes. Também foram apontadas insatisfações com o sistema de saúde local e dificuldades em estabelecer amizades e se integrar à cultura local. A pesquisa menciona, no entanto, que a maioria dos expatriados não enfrenta problemas para encontrar moradia e acredita ser possível viver no país sem falar o idioma local.
52º – Noruega

Noruega, em 52º lugar, foi citada como um país onde os imigrantes enfrentam dificuldades financeiras, principalmente devido ao alto custo de vida. A forma de acolhimento e a amizade dos locais também foram apontadas como desafios para os expatriados, que mencionaram dificuldades em fazer amigos locais e insatisfação com a vida social. Apesar disso, os expatriados valorizam a estabilidade política e a alta qualidade do ar na Noruega, além de apreciarem o meio ambiente natural do país.
51º – Turquia

Por fim, Turquia aparece em 51º lugar na classificação, com os imigrantes citando a insatisfação com o mercado de trabalho como principal problema. Além disso, os expatriados expressaram descontentamento com a dificuldade de acesso a serviços online e internet de alta velocidade. A pesquisa indicou que os expatriados acham relativamente fácil fazer amigos locais, mas apenas 60% dos expatriados dizem estar satisfeitos com a vida na Turquia, comparado a uma média global de 72%.
A imigração é uma decisão de vida significativa que não deve ser tomada impulsivamente. Tente fazer uma reflexão das prioridades na sua vida e o que realmente deixa você mais feliz, isso pode ajudar a criar requisitos que os países de destino devem ter. Esperamos ter ajudado a tomar uma decisão mais informada e, eventualmente, encontrar o lugar onde se sinta mais feliz. Então, boa sorte em sua busca pelos melhores países para imigrar!