Se você sempre comemorou a Páscoa da mesma maneira, pode ser difícil imaginar que as tradições do feriado sejam diferentes em outras partes do planeta. No entanto, embora as tradições mais ocidentais, como presentear com ovos de Páscoa, por exemplo, sejam muito divertidas, elas são apenas algumas das diferentes maneiras de celebrar a Páscoa em todo o mundo. Sendo assim, muitas tradições de Páscoa pelo mundo que são únicas, desde rituais religiosos a atividades anuais divertidas e peculiares repletas de história. Veja algumas a seguir.
Bermudas
Celebrar a Páscoa é um grande evento na ilha britânica das Bermudas. As festividades começam com o Good Friday KiteFest, um festival de pipas muito apreciado por moradores e turistas. Dessa forma, as pessoas que querem comemorar vão à Horseshoe Bay Beach para empinar suas pipas caseiras, muitas vezes com desenhos geométricos ousados e coloridos. Há também uma série de categorias para competir, incluindo Best Traditional Bermuda Kite, Most Innovative Design, entre outras. A história diz que um professor de escola dominical local, explicando a ascensão de Cristo, lançou uma pipa que se parecia com Jesus para ajudar os alunos a entenderem a história. E foi assim que a tradição nasceu.
Ao longo do fim-de-semana, come-se também o bacalhau e os tradicionais pãezinhos. Por fim, no domingo de Páscoa, os bermudenses assistem aos cultos do nascer do sol realizados em diferentes praias da ilha.

Guatemala
Antígua, no sul da Guatemala, cobre suas ruas com tapetes coloridos durante a Semana Santa em preparação para a procissão da Sexta-feira Santa. Os tapetes longos são feitos de flores, serragem colorida, frutas, legumes e areia. Eles são frequentemente cobertos de cenas que são importantes para os artistas que os fazem, desde religião até tradições maias, natureza e história da Guatemala. Com alguns até 800 metros, os artistas usam estêncil para montar os tapetes rapidamente, afinal, eles têm apenas 24 horas para criar suas obras de arte no dia anterior à procissão da Sexta-feira Santa.

Itália
Em Florença, Itália, os moradores celebram uma tradição de Páscoa de 350 anos conhecida como Scoppio del Carro, ou “explosão da carroça”. Um carrinho ornamentado repleto de fogos de artifício é conduzido pelas ruas da cidade por pessoas em trajes coloridos do século XV antes de parar do lado de fora do Duomo. O arcebispo de Florença então acende um fusível durante a missa de Páscoa que leva para fora da carroça e acende uma animada queima de fogos. O significado por trás do costume remonta à Primeira Cruzada, de acordo com o Visit Florence, e visa garantir uma boa colheita.

Finlândia
Crianças na Finlândia – especialmente meninas – tradicionalmente se vestem como bruxas da Páscoa, vestindo roupas coloridas com sardas pintadas em suas bochechas. No Domingo de Ramos na Finlândia Oriental e no Sábado Santo na Finlândia Ocidental, as bruxinhas vão de porta em porta com cachos de galhos de salgueiro decorados com penas coloridas e papel crepom. Enquanto isso, uma bênção rimada é recitada para afastar os maus espíritos, e as crianças geralmente recebem um ovo de chocolate em troca.

França
Não se esqueça de um garfo se estiver na cidade de Haux, no sul da França, na segunda-feira de Páscoa. Todos os anos, uma omelete gigante é servida na praça principal da cidade. A omelete usa mais de 15.000 ovos e alimenta até 1.000 pessoas. Reza a lenda que, quando Napoleão e seu exército viajavam pelo sul da França, pararam em uma pequena cidade e comeram omeletes. Napoleão gostou tanto dele que ordenou aos habitantes da cidade que recolhessem seus ovos e fizessem uma omelete gigante para seu exército no dia seguinte.

República Tcheca
Por fim, em uma tradição um tanto quanto controversa, os meninos tchecos amarram fitas em chicotes de ramos de salgueiro na segunda-feira de Páscoa e “chicoteiam” as meninas para desejar-lhes boa sorte e saúde. A prática causa discordância: algumas mulheres tchecas não aprovam a tradição, enquanto outras dizem que é uma peça importante do folclore e da cultura.
