fbpx
17.8 C
São Paulo
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioCuriosidades5 curiosidades sobre o Valentine’s Day pelo mundo

5 curiosidades sobre o Valentine’s Day pelo mundo

Siga-nos no Google Notícias

O Valentine’s Day é a data mais romântica do ano mundo afora. Flores, chocolates, jantares e demonstrações de carinho com pessoas queridas marcam o Dia de São Valentim. E se engana quem pensa que a comemoração só vale para os casais apaixonados. Apesar de o amor romântico ser o mais lembrado, também é comum que amigos e familiares troquem presentes e gestos de amor na data. Quer saber o porquê? Continue acompanhando e descubra 5 curiosidades sobre o Valentine’s Day pelo mundo!

O que é o Valentine’s Day?

A cultura norte-americana está tão enraizada em nosso dia a dia que, dificilmente, alguém não conhece o tão famoso Valentine’s Day – ou, o equivalente ao nosso Dia dos Namorados. Entretanto, muita gente ainda acha que a data é comemorada somente pelos casais apaixonados. Na verdade, o dia de São Valentim foi criado para demonstrar afeto, carinho e compreensão, sentimentos que estão presentes nas mais diversas relações.

A criação da data remete há muitos séculos. De acordo com a história, o imperador romano Claudio II decidiu proibir o casamento. A justificava? Homens casados não eram tão focados nas guerras, afinal, a saudade que sentiam das esposas atrapalhava o desempenho nas batalhas.

Com a falta de meios de comunicação – alô, WhatsApp – a notícia não chegou até um padre chamado Valentim, que continuou celebrando casamentos – mas também há quem diga que o padre optou por desrespeitar a imposição. Essa notícia, é claro, chegou até as autoridades. Portanto, Valentim foi preso e condenado à morte por celebrar o amor. Na véspera de sua execução, no dia 14 de fevereiro, o padre recebeu inúmeras cartas e mensagens de carinho. E assim surgiu o Valentine’s Day! 

Por isso, é muito comum que amigos e familiares aproveitem a data e também troquem gestos carinhosos, como cartões, cartas, chocolates e pequenos presentes. E pelo mundo todo existem as mais diversas formas de comemoração e curiosidades sobre a data do amor. Quer conhecer algumas delas? Veja só:

Curiosidades sobre o Valentine’s Day

Coreia do Sul

Podemos dizer que a Coreia do Sul é, realmente, um país romântico! Afinal, os coreanos não limitam a comemoração do Valentine’s Day apenas a fevereiro. No país, o dia 14 de todos os meses é comemorado de alguma forma diferente. Em maio, por exemplo, é o “dia das rosas” e, em junho, “dia dos beijos”.

curiosidades sobre o Valentine’s Day

Indo na contramão das celebrações mais tradicionais, em fevereiro são as mulheres que presenteiam os homens com chocolates – e cada tipo de relação pede um chocolate diferente. Entretanto, em março é a vez dos homens retribuírem a gentileza presenteando as mulheres no chamado “dia do branco”.

Itália 

Difícil não considerar a Itália um dos destinos mais românticos do mundo. E a comemoração do “La Festa Degli Imnamorati” – ou, Valentine’s Day – também possui algumas particularidades. 

curiosidades sobre o Valentine’s Day

No país, há o costume de colocar cadeados com os nomes do casal em pontes e jogar a chave no rio para eternizar o amor. A prática, contudo, trouxe problemas pois pode danificar a estrutura das pontes por causa do peso. A tradição italiana também diz que, o primeiro homem que uma mulher encontrar no Valentine’s Day será seu marido dentro de um ano.

Romênia 

A comemoração do Valentine’s Day na Romênia acontece um pouquinho depois do restante do mundo, no dia 24 de fevereiro. A data é um feriado nacional chamado de Dragobete, que mistura o Dia dos Namorados com a celebração da primavera – quando os romenos se despedem do rigoroso inverno do país.

curiosidades sobre o Valentine’s Day

Muitos casais escolhem a data para ficarem noivos. Como parte da tradição, eles saem juntos para colher flores e os amigos molham os rostos dos pombinhos com a neve remanescente para desejar boa sorte.

Filipinas 

O Valentine’s Day é comemorado nas Filipinas com o maior ato simbólico do amor: o casamento. Nos últimos anos, o dia 14 de fevereiro se transformou na data dos casamentos em massa no país. Isso porque o governo das Filipinas passou a patrocinar eventos para que jovens casais pudessem se casar.

As cerimônias coletivas são realizadas em shoppings e outros espaços públicos pelo país inteiro e reúnem centenas de casais para se unirem em matrimônio ou renovarem os votos de casamento.

França

Ainda que os Estados Unidos sejam o país mais conhecido pela celebração do Valentine’s day, há relatos que a primeira carta de Valentine’s foi escrita na França em 1415, quando o Duque d’Orleães enviava cartas de amor à sua esposa da prisão.

Atualmente, uma famosa vila francesa chamada Valentine vira o epicentro do romance entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Casas, jardins, árvores e espaços públicos são decorados com cartões, rosas e pedidos de casamento. Além disso, alguns casais seguem a tradição de plantar uma muda de árvore na data, representando o amor compartilhado por eles.

 

Qual é a sua tradição de amor? E qual das curiosidades sobre o Valentine’s Day você mais gostou de saber? Conta para a gente aqui nos comentários!

Que tal aproveitar a data e conferir também 10 filmes românticos para comemorar o Dia dos Namorados?

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad