O Valentine’s Day é a data mais romântica do ano mundo afora. Flores, chocolates, jantares e demonstrações de carinho com pessoas queridas marcam o Dia de São Valentim. E se engana quem pensa que a comemoração só vale para os casais apaixonados. Apesar de o amor romântico ser o mais lembrado, também é comum que amigos e familiares troquem presentes e gestos de amor na data. Quer saber o porquê? Continue acompanhando e descubra 5 curiosidades sobre o Valentine’s Day pelo mundo!
O que é o Valentine’s Day?
A cultura norte-americana está tão enraizada em nosso dia a dia que, dificilmente, alguém não conhece o tão famoso Valentine’s Day – ou, o equivalente ao nosso Dia dos Namorados. Entretanto, muita gente ainda acha que a data é comemorada somente pelos casais apaixonados. Na verdade, o dia de São Valentim foi criado para demonstrar afeto, carinho e compreensão, sentimentos que estão presentes nas mais diversas relações.
A criação da data remete há muitos séculos. De acordo com a história, o imperador romano Claudio II decidiu proibir o casamento. A justificava? Homens casados não eram tão focados nas guerras, afinal, a saudade que sentiam das esposas atrapalhava o desempenho nas batalhas.
Com a falta de meios de comunicação – alô, WhatsApp – a notícia não chegou até um padre chamado Valentim, que continuou celebrando casamentos – mas também há quem diga que o padre optou por desrespeitar a imposição. Essa notícia, é claro, chegou até as autoridades. Portanto, Valentim foi preso e condenado à morte por celebrar o amor. Na véspera de sua execução, no dia 14 de fevereiro, o padre recebeu inúmeras cartas e mensagens de carinho. E assim surgiu o Valentine’s Day!
Por isso, é muito comum que amigos e familiares aproveitem a data e também troquem gestos carinhosos, como cartões, cartas, chocolates e pequenos presentes. E pelo mundo todo existem as mais diversas formas de comemoração e curiosidades sobre a data do amor. Quer conhecer algumas delas? Veja só:
Curiosidades sobre o Valentine’s Day
Coreia do Sul
Podemos dizer que a Coreia do Sul é, realmente, um país romântico! Afinal, os coreanos não limitam a comemoração do Valentine’s Day apenas a fevereiro. No país, o dia 14 de todos os meses é comemorado de alguma forma diferente. Em maio, por exemplo, é o “dia das rosas” e, em junho, “dia dos beijos”.
Indo na contramão das celebrações mais tradicionais, em fevereiro são as mulheres que presenteiam os homens com chocolates – e cada tipo de relação pede um chocolate diferente. Entretanto, em março é a vez dos homens retribuírem a gentileza presenteando as mulheres no chamado “dia do branco”.
Itália
Difícil não considerar a Itália um dos destinos mais românticos do mundo. E a comemoração do “La Festa Degli Imnamorati” – ou, Valentine’s Day – também possui algumas particularidades.
No país, há o costume de colocar cadeados com os nomes do casal em pontes e jogar a chave no rio para eternizar o amor. A prática, contudo, trouxe problemas pois pode danificar a estrutura das pontes por causa do peso. A tradição italiana também diz que, o primeiro homem que uma mulher encontrar no Valentine’s Day será seu marido dentro de um ano.
Romênia
A comemoração do Valentine’s Day na Romênia acontece um pouquinho depois do restante do mundo, no dia 24 de fevereiro. A data é um feriado nacional chamado de Dragobete, que mistura o Dia dos Namorados com a celebração da primavera – quando os romenos se despedem do rigoroso inverno do país.
Muitos casais escolhem a data para ficarem noivos. Como parte da tradição, eles saem juntos para colher flores e os amigos molham os rostos dos pombinhos com a neve remanescente para desejar boa sorte.
Filipinas
O Valentine’s Day é comemorado nas Filipinas com o maior ato simbólico do amor: o casamento. Nos últimos anos, o dia 14 de fevereiro se transformou na data dos casamentos em massa no país. Isso porque o governo das Filipinas passou a patrocinar eventos para que jovens casais pudessem se casar.
As cerimônias coletivas são realizadas em shoppings e outros espaços públicos pelo país inteiro e reúnem centenas de casais para se unirem em matrimônio ou renovarem os votos de casamento.
França
Ainda que os Estados Unidos sejam o país mais conhecido pela celebração do Valentine’s day, há relatos que a primeira carta de Valentine’s foi escrita na França em 1415, quando o Duque d’Orleães enviava cartas de amor à sua esposa da prisão.
Atualmente, uma famosa vila francesa chamada Valentine vira o epicentro do romance entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Casas, jardins, árvores e espaços públicos são decorados com cartões, rosas e pedidos de casamento. Além disso, alguns casais seguem a tradição de plantar uma muda de árvore na data, representando o amor compartilhado por eles.
Qual é a sua tradição de amor? E qual das curiosidades sobre o Valentine’s Day você mais gostou de saber? Conta para a gente aqui nos comentários!
Que tal aproveitar a data e conferir também 10 filmes românticos para comemorar o Dia dos Namorados?