14.5 C
São Paulo
domingo, julho 21, 2024
InícioCuriosidadesComo se inscrever no Enem 2021: confira o passo a passo e...

Como se inscrever no Enem 2021: confira o passo a passo e não perca o prazo!

Siga-nos no Google Notícias

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão abertas, e uma grande dúvida dos estudantes é: como se inscrever no Enem 2021. Após incertezas a respeito da realização da prova por falta de verba prevista no orçamento do MEC (Ministério da Educação e Cultura), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou as datas para 21 e 28 de novembro, dois domingos consecutivos. 

É preciso ficar atento, pois o prazo é curto: são apenas 15 dias para se inscrever no exame. As inscrições abriram na última quarta-feira (30), e vão até o dia 14 de julho. O prazo para o pagamento da taxa, no entanto, é um pouco maior. Os estudantes têm até o dia 19 de julho para quitar a taxa de inscrição, que custa R$85,00.

Este ano, as versões impressa e digital do Enem acontecem nos mesmos dias. Todo o processo de inscrições, independentemente da modalidade escolhida, é feito de forma online, pelo site https://enem.inep.gov.br/participante/. Em caso de dúvidas no processo, o site conta com uma assistente virtual para auxiliar os candidatos. 

A Folha Global reuniu as principais dúvidas dos candidatos sobre a inscrição na prova. Confira a seguir e veja como se inscrever:

Como se inscrever no Enem 2021

Inicialmente, é preciso reforçar que mesmo quem recebeu isenção da taxa precisa se inscrever no exame

A inscrição é feita de forma online, pelo site do Enem, que pode ser acessado clicando aqui. Entretanto, antes de mais nada, é preciso ter uma conta no gov.br, portal do Governo Federal. Sem ela, não é possível acessar a Página do Participante, onde é feito o cadastro para a prova. 

Para se cadastrar no gov.br é preciso clicar em “Entrar”, na parte superior da tela, e informar o seu CPF. Caso você não tenha nenhum cadastro, o site irá te redirecionar automaticamente para a criação de uma conta. Do contrário, basta colocar a sua senha.

Em seguida, será preciso fazer a sua inscrição pelo site do Inep. Para se inscrever no Enem 2021 você precisará informar alguns dados pessoais, como CPF e data de nascimento. Além disso, será necessário preencher um questionário socioeconômico e fornecer informações como sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado e cidade onde nasceu e o número do RG. Por fim, basta preencher o seu CEP e demais dados do seu endereço.

No cadastro, você também precisará informar um endereço de e-mail e um telefone (fixo ou celular) válidos. O Enem aceita apenas uma inscrição por e-mail, portanto, caso você não tenha um e-mail próprio, certifique-se de não usar o mesmo e-mail de alguém que também prestará o exame.

Durante o cadastro você poderá escolher o estado e a cidade para participar do Enem 2021, além do idioma da prova de língua estrangeira. Também é preciso indicar se deseja fazer o exame na versão impressa ou digital.

Como solicitar atendimento especializado

Assim como nos outros anos, pessoas que possuem necessidades especiais, como pessoas com deficiência e gestantes ou lactantes, ou que precisem de outro tipo de atendimento especializado, devem informar a condição no momento do cadastro e anexar documentação comprobatória. Clique aqui e veja os casos que permitem atendimento especial.

Taxa de inscrição para o Enem 2021

A taxa de inscrição para o Enem 2021 custa R$85,00. Quem não solicitou isenção ou teve o pedido negado, deve pagar a taxa para confirmar a inscrição na prova. Ainda que a data limite para inscrição seja dia 14 de julho, o pagamento da taxa pode ser feito até o dia 19 de julho.

Uma Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor a ser pago será emitida ao fim do cadastro no site do Enem.

Versões digitais e impressas: quais são as diferenças?

Existem algumas diferenças entre as versões digitais e impressas do Enem 2021. A versão digital deste ano oferece apenas 101.100 vagas destinadas exclusivamente para estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio ou para quem já completou a educação básica. 

Já a versão impressa não tem limite de vagas e também pode ser feita por alunos que são treineiros. Entretanto, é importante frisar que é possível pedir atendimento especializado em ambas as versões da prova.

No Enem 2020, as provas ocorreram em finais de semana distintos, portanto, tinham questões e propostas de redação diferentes. Este ano, as duas versões da prova serão realizadas nos mesmos dias e, por isso, terão os mesmos temas. 

Prazo de inscrição do Enem 2021

As inscrições do Enem 2021 acontecem entre os dias 30 de junho e 14 de julho

Confira as datas mais importantes da prova:

  • Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa para candidatos não isentos: 30 de junho a 19 de julho
  • Pedido de atendimento especial: 30 de junho a 14 de julho, no ato da inscrição
  • Resultado do pedido de atendimento especial: 23 de julho
  • Recurso para pedido de atendimento especial: 26 a 30 de julho
  • Resultado do recurso do atendimento especial: 4 de agosto
  • Pedido de uso do nome social: 19 a 23 de julho
  • Resultado sobre o nome social: 30 de julho
  • Recurso sobre o nome social: 2 a 6 de agosto
  • Resultado do recurso sobre o nome social: 11 de agosto
  • Datas da prova: 21 e 28 de novembro

Como funciona a prova

O Enem 2021 será realizado em dois domingos consecutivos. No primeiro domingo, dia 21 de novembro, serão aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.

Já no segundo domingo, dia 28 de novembro, serão realizadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Veja quais são os horários das provas (Horário de Brasília):

  • 12h – abertura dos portões;
  • 13h – fechamento dos portões;
  • 13h30 – início das provas;
  • 19h – fim da prova no dia 21 (data da redação);
  • 18h30 – fim da prova no dia 28.
Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad