fbpx
26.3 C
São Paulo
sábado, junho 15, 2024
InícioBem-estarIkigai: O conceito japonês de propósito que está cada vez mais em...

Ikigai: O conceito japonês de propósito que está cada vez mais em alta

Siga-nos no Google Notícias

Explorado no livro “Ikigai: o segredo japonês para uma vida longa e feliz”, o ikigai é um dos conceitos mais interessantes da cultura japonesa. A palavra ikigai pode ser traduzida como “razão de ser” ou “razão de viver” e é a interseção de quatro elementos: paixão, missão, vocação e profissão.

O conceito pode ser aplicado a qualquer pessoa, independentemente de sua idade ou cultura. E vem sendo muito procurado por pessoas que procuram o seu propósito em novas experiências, nômades digitais e imigrantes.

O ikigai pode ajudar as pessoas a encontrar um senso de propósito e satisfação em suas vidas. Eles enfatizam a importância de descobrir suas paixões, missões, vocações e profissões e como elas se cruzam para formar seu ikigai. Quando uma pessoa descobre seu ikigai, ela encontra um senso de propósito e satisfação em sua vida.

Este estilo de vida japonês contribui para a longevidade e felicidade. Por exemplo, o “kaizen”, a busca constante pela melhoria, e a prática do “shinrin-yoku”, ou banho de floresta, são formas de promover a saúde e o bem-estar.

Os 4 elementos do ikigai

De acordo com o livro, a chave para encontrar o seu ikigai está na interseção entre quatro elementos: paixão, missão, vocação e profissão.

  • Paixão: refere-se ao que você ama fazer, as atividades que lhe trazem alegria e felicidade. Isso pode ser qualquer coisa, desde atividades criativas como pintar ou escrever, até atividades físicas como correr ou nadar.
  • Missão: é o propósito ou a razão pela qual você existe, ou o que você considera mais importante na vida. Isso pode ser ajudar os outros, promover a igualdade ou fazer uma diferença positiva no mundo.
  • Vocação: refere-se a suas habilidades e talentos naturais. O que você é bom em fazer e que pode ser usado para alcançar seus objetivos e missão.
  • Profissão: é a carreira ou trabalho que você escolhe para ganhar a vida. Pode ser o trabalho dos seus sonhos ou algo que você faz para pagar as contas.

Quando você encontra a interseção entre esses quatro elementos, você encontra seu ikigai, que é a razão pela qual você se levanta todas as manhãs e vive uma vida significativa e feliz. Encontrar seu ikigai pode ser uma jornada ao longo da vida, mas o processo pode ser recompensador e pode trazer mais sentido e propósito para sua vida.

Exemplo real da prática do ikigai

Um dos exemplos práticos citados no livro é a história de Masami Nagasawa, que começou sua carreira como atriz aos 13 anos de idade e, ao longo dos anos, se tornou uma das atrizes mais bem-sucedidas do Japão. Além disso, ela também é conhecida por sua voz suave e lírica e lançou vários álbuns de música.

O ikigai de Nagasawa está em sua paixão pela atuação e pela música, bem como em sua missão de inspirar as pessoas com seu trabalho. Ela vê sua arte como uma forma de conectar-se com os outros e de transmitir mensagens positivas.

Além de sua carreira artística, Nagasawa também é conhecida por seu trabalho filantrópico. Ela apoia várias organizações de caridade, incluindo a UNICEF e a Save the Children Japan, e é uma defensora ativa dos direitos das mulheres e das crianças.

A história de Masami Nagasawa nos mostra que encontrar o ikigai não é apenas sobre encontrar uma carreira que amamos, mas também sobre como podemos usar nossos talentos e paixões para fazer uma diferença positiva no mundo. Ela é um exemplo de alguém que encontrou seu ikigai e está vivendo uma vida significativa e feliz.

Leia também: As melhores profissões para quem quer morar no exterior.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad