fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioDicasO futuro das vendas: novas plataformas de negócios conectam empresas e cliente

O futuro das vendas: novas plataformas de negócios conectam empresas e cliente

Para se adaptar às inovações do futuro e lidar com as adversidades dos últimos meses, empreendedores criam plataformas digitais para facilitar a conexão entre empresas e seus clientes.

Siga-nos no Google Notícias

Devido ao ritmo acelerado das transformações digitais, os processos de vendas tradicionais mudam constantemente. Como os consumidores são expostos a uma “enxurrada” de novas tecnologias, é preciso se adaptar às facilidades e benefícios oferecidos pelas novidades do mercado. Com isso, o público consumidor eleva as exigências a cada novo serviço lançado e, dessa forma, os processos de venda precisam ser revistos para acompanhar as demandas.

Inevitavelmente, é possível dizer que o futuro das vendas está na internet. Mais precisamente, em plataformas de negócios que conectam empresas e clientes. Como exemplos de sucesso, há modelos de negócios sólidos que já fazem parte do dia a dia dos usuários. Mercado Livre, OLX, Rappi e GetNinjas são empreendimentos pioneiros com essa premissa que ganharam espaço no mercado ao longo dos anos e hoje valem milhões. Algumas empresas, como Mercado Livre e Rappi, chegam a valer bilhões de dólares.

O que todas essas empresas têm em comum é a característica visionária de proporcionar um ambiente com facilidade de uso focada no usuário, seja ele empresa ou consumidor.

Com o surgimento e, posteriormente, o crescimento expressivo de plataformas como Uber, Airbnb e Netflix, por exemplo, ficou claro para o mercado que as plataformas digitais podem ser utilizadas para inúmeros fins. A tecnologia transformou a relação dos consumidores com os serviços de forma drástica em poucos anos, causando uma revolução no setor. Tais mudanças revelam que as empresas precisam estar conectadas e atentas a esse movimento para continuarem evoluindo.

Mas além de toda essa inovação, o ano de 2020 trouxe efeitos adversos. Os pedidos de falência cresceram em mais de 12% no último ano, de acordo com o Boa Vista. Segundo o SEBRAE, cerca de 50% das empresas fecham nos 5 primeiros anos.Estudos da CB Insights mostram que 14% desses fechamentos são causados por um marketing ineficiente, enquanto 19% apontam o fato de perder seus clientes para a concorrência.

Mirando em novas tendências e o futuro das vendas em meio às incertezas da pandemia, os empresários Mimi Khafif, Amirian Venancio e Gustavo Venancio, criaram, em 2020, o Uandu. O portal tem como principal objetivo conectar empresas e clientes para, assim, solucionar um problema que afeta, em especial, pequenos e médios empresários: a dificuldade de acesso a novos clientes.

No caso do Uandu, o maior diferencial é a igualdade de oportunidades na captação de novos clientes. Isso porque o acesso aos clientes não depende de grandes investimentos financeiros em serviços de divulgação, e sim na disponibilidade para atender as solicitações que chegam à plataforma. No portal, as 5 primeiras empresas interessadas em prestar o serviço solicitado recebem o contato do cliente. A partir daí, o consumidor pode escolher entre as propostas recebidas e optar pela que melhor se encaixa em suas necessidades.

Os fundadores deste portal identificaram essas transformações no mercado e perceberam o potencial de criar uma plataforma digital capaz de fazer a conexão direta entre prestadores de serviço e clientes. A experiência dos criadores do portal nas áreas de Marketing e Coworking possibilitou que eles reconhecessem um ramo de atuação com probabilidade de expansão, já que viam de perto as dificuldades de muitos empreendedores para captação de novos clientes, o que, consequentemente, pode levar ao fechamento de empresas ainda no início da jornada.

A partir de todas as mudanças ocasionadas pelo início da pandemia, os idealizadores da plataforma se viram motivados a criar um empreendimento que pudesse ajudar os empreendedores a retomar as vendas em um momento em que o ambiente digital era a única saída possível para a continuidade dos negócios. Nesse ponto, provou-se mais uma vez a necessidade de os processos de venda acompanharem as evoluções tecnológicas. A plataforma é um exemplo de como a tecnologia vem diversificando a forma de utilização dos serviços no dia a dia. Atualmente, o portal está em fase beta. Devido a isso, empresas interessadas em oferecer os seus serviços podem usufruir dos benefícios da plataforma de maneira gratuita.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad