14.5 C
São Paulo
domingo, julho 21, 2024
InícioMundoEuropaConheça os tipos de visto para estudar na Irlanda

Conheça os tipos de visto para estudar na Irlanda

Siga-nos no Google Notícias

A Irlanda é um dos destinos mais procurados por brasileiros, tanto para imigração quanto para intercâmbios. O país é um dos países europeus que mais recebe imigrantes todos os anos. Isso acontece porque a Irlanda investe cada vez mais em políticas migratórias, assim como políticas de inserção de estrangeiros no mercado de trabalho irlandês. Devido a esse grande incentivo, muitos brasileiros têm planejado suas viagens – com ou sem data de volta – para o país. 

Contudo, a Irlanda também é um destino muito procurado por outro motivo: estudos. Uma das principais razões para tamanha procura é que, em comparação com outros destinos, a Irlanda apresenta valores mais acessíveis. Além disso, como o país incentiva a participação de estrangeiros no mercado de trabalho, é mais fácil conseguir encontrar um emprego durante o período do intercâmbio – o que é um ótimo ponto, especialmente para quem pretende passar um longo período no país. 

E é sobre isso que vamos falar neste artigo! Se você quer saber mais sobre os tipos de visto para estudar na Irlanda, continue acompanhando. 

pos de visto para estudar na Irlanda
Reprodução: Unsplash

Tipos de visto para a Irlanda

Os vistos para a Irlanda são divididos, basicamente, em três grandes grupos ordenados de acordo com o tempo de permanência no país, conforme abaixo:

  1. Visto de curta duração (tipo C) – Até 90 dias;
  2. Visto de longa duração (tipo D) – Acima de 90 dias;
  3. Trânsito através da Irlanda (por meio de um aeroporto irlandês, por exemplo).

Vistos de curta duração

Assim como em muitos países, todos os visitantes que solicitarem o visto de curta duração para entrada na Irlanda devem provar que possuem laços fortes com o país de residência. Além disso, os viajantes devem ainda apresentar provas de que deixarão o país ao final da viagem, como comprovante de retorno ou planos de viagem após a Irlanda, por exemplo.

Vistos de longa duração

Já os vistos de longa duração servem para viajantes que pretendem passar mais de três meses na Irlanda, para fins como cursos de idiomas ou universitários, trabalho ou até mesmo para morar no país. 

Entre os principais tipos de vistos de longa duração, estão os vistos para estudar na Irlanda. E se você chegou até esse artigo, provavelmente é esta informação que você procura. Vamos lá!

Tipos de visto para estudar na Irlanda

Um dos vistos mais solicitados na Irlanda é o visto de estudante, especialmente para cursos de inglês. Isso ocorre porque, conforme citado anteriormente, a Irlanda é um dos países mais acessíveis para esse tipo de curso. Existem cursos de curta duração para estudo da língua, entretanto, os cursos mais procurados são os programas de seis meses. E para entrar na Irlanda como estudante, existem duas opções de vistos. Confira:

Visto para estudar na Irlanda: Stamp 2 – Visto com permissão de trabalho

O Stamp 2 é o visto mais concedido para estudantes brasileiros. Contudo, para ser elegível para esse tipo de visto é preciso estar matriculado em um curso de, pelo menos, 25 semanas. 

O visto com permissão de trabalho – chamado de Stamp 2 – possibilita que o estudante trabalhe até 20h semanais e 40h em épocas específicas, como a temporada de verão na Europa, por exemplo. 

Também conhecido como IRP – Irish Residence Permit – o Stamp 2 é o visto certo para pessoas que querem fazer graduação, mestrado ou doutorado no país, além de cursos de inglês de longa duração. Entretanto, como o visto é anual, nesses casos, é necessário renová-lo todos os anos até o final do curso. 

Ao entrar na Irlanda, a imigração concede um prazo, que normalmente é de um mês, para que a documentação do visto seja organizada e o estudante retorne à imigração para a validação dos documentos e concessão do visto.

Visto para estudar na Irlanda – Stamp 2A – Visto sem permissão de trabalho

Por outro lado, o Stamp 2A é um visto menos comum em terras irlandesas. Ele é concedido para estudantes que desejam ir ao país para fazer cursos fora da lista ILEP (Interim List of Eligible Programmes – ou, lista de instituições aprovadas pelo governo irlandês).

Esse tipo de visto libera a permanência de cidadãos não-europeus na Irlanda por até 6 meses, no máximo. Entretanto, diferentemente do Stamp 2, o Stamp 2A não permite que o estudante trabalhe no país, nem em período integral (40h) ou meio período (20h).

O Stamp 2A é requisitado por estudantes que vão à Irlanda para fazer cursos livres de curta duração, apenas um semestre em faculdades irlandesas ou até mesmo o ensino médio no país.

Por não permitir a possibilidade de trabalho no país, o Stamp 2A é menos requisitado do que o Stamp 2, contudo, o processo de retirada do visto é o mesmo para as duas categorias. Ambos também só podem ser renovados duas vezes.

Samuel Beckett Bridge, Dublin, Irlanda.
Reprodução: Unsplash

Documentos necessários para tirar o visto para estudar na Irlanda

Para emitir o visto de estudante com permissão de trabalho, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carta da escola com a carga horária mínima exigida;
  • Comprovante que a escola possui o Learner Protection;
  • Seguro governamental;
  • 3.000 euros como comprovação financeira;
  • Comprovante de residência;
  • Pagamento de 300no ato da concessão do visto.

Entretanto, é importante salientar que, cada visto possui especificidades em termos de documentação, e que há possibilidade de mudanças com o tempo. Por isso, ao reunir os documentos para dar entrada no visto, recomendamos a consulta do portal Irish Immigration Service.

Como solicitar o visto para estudar na Irlanda?

Todos os vistos para a Irlanda são solicitados quando o viajante já está em solo irlandês. Cidadãos brasileiros não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias e, normalmente, os estudantes conseguem organizar os documentos para aplicação para o visto desejado durante esse período. 

Sendo assim, não há nenhum tipo de solicitação em relação ao visto antes do embarque. Lembre-se apenas de reunir a documentação padrão para apresentar na entrada do país.

  • Comprovante de acomodação;
  • Seguro viagem;
  • Passagem de volta;
  • Comprovação financeira (para entrar no país não há valor fixo, entretanto, para os vistos é necessária a apresentação de um valor específico a depender do visto solicitado);
  • Passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses após a volta da Irlanda.

Quanto custa o visto para a Irlanda?

Assim como a documentação, o valor a ser pago varia de acordo com as exigências de cada tipo de visto. O Stamp 2, por exemplo, cobra o valor de 300 euros pelo registro no Irish Residence Permit

Foto: Reprodução Unsplash

Qual é a validade dos tipos de visto para estudar na Irlanda? 

Os vistos de estudo costumam ter validade mais curta em relação aos vistos de trabalho e de permanência. Por isso, é importante ficar atento aos prazos para renovação, caso seja necessário. O Stamp 2 possui duração de 8 meses, enquanto o Stamp 2A é ideal para estudantes que queiram ficar na Irlanda por, no máximo, 6 meses. 

É possível renovar alguns tipos de vistos, de acordo com as especificações do governo irlandês que podem ser conferidas no Portal da Imigração. E o Stamp 2 é um dos vistos que permite a extensão! 

Entretanto, se você é daqueles que gosta de matar aula, aqui vai uma regra importante: o governo irlandês leva a presença de estudantes estrangeiros nas aulas muito à sério. É essencial manter a frequência em torno de 85%, porcentagem que é estipulada pelo próprio governo.

Essa frequência é checada no momento da renovação do visto e ela é levada em conta no momento de aprovar ou não a renovação. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de visto para estudar na Irlanda, que tal planejar Uma Boa Experiência no país? 

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad