fbpx
19.8 C
São Paulo
terça-feira, junho 25, 2024
InícioEuropaPortugal6 documentos essenciais para matricular seu filho na escola em Portugal

6 documentos essenciais para matricular seu filho na escola em Portugal

Siga-nos no Google Notícias

Portugal se tornou um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem emigrar para o exterior. De acordo com números de 2020, os brasileiros lideraram pedidos para residir em Portugal no último ano – de 117,5 mil novos títulos de residência emitidos pelo governo português, 41,99 mil foram para brasileiros. Além da facilidade do idioma, que colabora – e muito! – para o processo de adaptação, o país lusitano também oferece mais qualidade de vida e segurança, recebe muitos imigrantes e tem como característica ser mais receptivo do que outros países da Europa. 

Além dos documentos fundamentais para morar em Portugal, os brasileiros que optam por mudar para o país europeu com filhos em idade escolar também têm uma preocupação extra: como matricular as crianças na escola. Se esse é o seu caso, continue acompanhando esse texto e confira quais são os 6 documentos essenciais para matricular seu filho na escola em Portugal.

matricular seu filho na escola em Portugal

Como matricular seu filho na escola em Portugal: veja os 6 documentos essenciais

A educação é um dos temas que mais aflige os pais que querem mudar para Portugal com a família, afinal, ninguém quer os “miúdos”, como são chamadas as crianças no país, longe das salas de aula. O lado bom é que o processo não costuma ser complicado e, com poucos documentos, você pode matricular o seu filho na escola em Portugal. Veja quais são eles:

Passaporte da criança

Ao iniciar o processo de matrícula, um documento que não pode faltar é o passaporte da criança, pois ele é um dos documentos obrigatórios para efetuar a matrícula nas escolas portuguesas. 

Histórico escolar apostilado

Caso a criança já estude aqui no Brasil, é essencial providenciar um histórico escolar antes da mudança para Portugal. O documento deverá conter a assinatura do diretor da escola reconhecida em cartório e também precisa ser apostilado. 

Comprovante de residência ou atestado da Junta de Freguesia

Estes documentos, como o próprio nome já diz, atestam o local de residência da família em Portugal. Tais documentos são importantes para o processo de matrícula pois, em Portugal, via de regra, é direito da família matricular as crianças em uma escola próxima de casa.

matricular seu filho na escola em Portugal

Caderneta de vacinação

A caderneta de vacinação também faz parte do pacote de documentos essenciais para matricular a criançada nas escolas portuguesas. Diferentemente do histórico escolar, a caderneta de vacinação não precisa ser apostilada, mas deve estar completa! Portanto, antes de embarcar para terras lusitanas, o posto de saúde é parada obrigatória.

Foto 3×4

Para matricular seu filho na escola em Portugal, você também precisará de uma foto 3×4 atualizada.

NIF: Documento básico em Portugal

O NIF é um dos documentos fundamentais para morar em Portugal. Ele é equivalente ao CPF do Brasil e é muito importante para inúmeros processos no país, inclusive para a matrícula de crianças na escola. Inicialmente, algumas escolas podem aceitar a matrícula sem esse documento, mas será preciso tirar o NIF para apresentá-lo posteriormente. 

Você pode solicitar o seu acessando o site das Finanças de Portugal (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira), ou ir até uma das Lojas do Cidadão.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad