Toda mudança de país é cheia de novidades e surpresas. Estar diante de uma nova cultura e novos hábitos pode ser muito divertido e dinâmico, e muitos dizem que também é bom para a criatividade e para exercitar o raciocínio. Mas mesmo assim, a maioria das pessoas prefere estar bem planejada ao se mudar para um novo país, e isso é muito fácil graças a diversos conteúdos disponíveis no Google, no Youtube e nas redes sociais.
No entanto, o ponto que vamos abordar hoje entra numa espécie de “triângulo das bermudas” das dicas sobre Portugal. Digo isso por experiência própria, pois apesar de muito pesquisar sobre este país antes de chegar aqui, absolutamente ninguém me contou sobre esses fatos! Por isso, resolvi compartilhar aqui no blog Uma Boa Experiência. Então vamos às curiosidades:
7 curiosidades sobre Portugal
O sentido da expressão “Força”
Você vai ler em diversas páginas na internet sobre as diferenças de vocabulário entre o Português falado no Brasil e o Português falado em Portugal: “banheiro” é “casa de banho”, “trem” é “comboio”, “aluguel” é “renda” e por aí vai. Mas, existe uma expressão bem curiosa que está na boca de todo português, mas ninguém te conta antes de você chegar aqui, vamos lá, FORÇA!
No início não é fácil entender o significado da palavra, pois você ouve em diversos momentos. Mas de uma forma ampla podemos entender como uma permissão, quase que um incentivo para que alguém prossiga ou inicie alguma ação. Por exemplo, em uma sala de aula, um professor diz “força!” para algum aluno que queria fazer uma pergunta. No dia a dia, um corretor de imóveis, pode gentilmente solicitar que o visitante entre primeiro no imóvel com um “força!”.
Os ônibus não param em todos os pontos que passam
Outro curiosidade sobre Portugal que quase não se fala, apesar de ser bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, é que cada ônibus (conhecido em Portugal como autocarro) tem pontos específicos de parada. Ou seja, não é porque você está em um ponto de ônibus de uma rua em que o transporte passa, que ele vai parar neste ponto! Isso causa uma certa confusão para os brasileiros recém-chegados e saber disso previamente pode fazer você economizar um bom tempo.
Mas não se assuste, para ajudar neste sentido, a maioria dos pontos tem uma placa informando quais ônibus param nele, o mesmo serve para os elétricos (uma espécie de VLT ou monotrilho), além disso, o Google Maps funciona muito bem informando onde é cada parada de ônibus.
Cachorros são permitidos no metrô e trem
Essa é aquela curiosidade para os petlovers. Dentro do metrô ou de trens urbanos (aqueles que não se deslocam entre cidades) você pode levar o seu doguinho tranquilamente, desde que obviamente esteja com coleira e guia, e não ocupe um assento. Com isso, é possível passear com o seu pet em um novo parque, levá-lo a um veterinário mais distante ou simplesmente desfrutar da companhia dele por aí.
As permissões aumentam caso você consiga transportá-lo em uma bolsa para pet ou caixa transportadora, com isso é possível andar em autocarros e até mesmo em trens ente cidades diferentes. Já o transporte com Uber agora já conta com a categoria “Uber Pet”, assim você não precisa depender da “boa vontade” do motorista.
“Yá” é o novo “sim”
Essa é mais uma curiosidades sobre Portugal em que você se torna o verdadeiro “meme da Nazaré” até entender realmente o que está acontecendo na conversa. O “yá” é uma gíria muito popular atualmente, principalmente entre os jovens. Ele é basicamente um substituto do “sim” e deriva do “Yes” em inglês.
Então não se assuste caso esteja em uma conversa e escute um “yá” após as suas falas, a pessoa só está concordando com tudo o que falou. Com o tempo você vai perceber como este termo é fofo e vai ser difícil não incorporar no seu vocabulário.
O tabagismo é mais comum do que se pensa
A redução do tabagismo é um pouco mais bem resolvida no Brasil, que conta atualmente com apenas 9,8% da população fumante, segundo dados do Governo Brasileiro. Diversas leis e campanhas aconteceram e acontecem no Brasil alertando sobre os malefícios do cigarro, além do seu custo elevado.
Com isso, uma das coisas com a qual os brasileiros percebem muita diferença ao chegar em Portugal é o número de fumantes, que chega a 20% da população, dentre eles, muitos jovens. Além disso, como o número de fumantes em toda a Europa é ainda maior que este percentual, então é comum ver muitos fumantes pelas ruas de Portugal, assim como muitas bitucas de cigarro pelo chão.
Praticar inglês é fácil, e muitas vezes necessário
Muitas pessoas que planejam morar fora do Brasil, levam consideração a oportunidade de colocar o inglês em prática, nesses casos, acredita-se que Portugal não é um bom lugar para este objetivo. Mas a verdade é que não é bem assim. É claro que você pode falar português na maior parte do tempo, afinal, este é o idioma dos nativos. No entanto, principalmente em grandes centros como Lisboa e Porto, é muito fácil se inserir em ambientes e situações em que o inglês é uma opção e muitas vezes até uma necessidade.
Portugal é um país que recebe milhões de turistas, então é muito fácil encontrar pessoas que só falam inglês e até mesmo restaurantes onde só se fala inglês (o Ali Baba é um exemplo). Além disso, a maioria dos portugueses fala inglês fluentemente, eles já saem da escola (pública ou privada) falando inglês. Isso é visível na cultura e nos hábitos, não é comum que portugueses assistam filmes dublados e alguns canais de streaming nem têm essa opção para Portugal.
O adeus não é para sempre
Uma coisa curiosa que acontece com brasileiros que acabaram de chegar do Brasil é encerrar uma conversa ou um encontro de repente ouvir um “adeus” como se nada tivesse acontecido. No início pode parecer estranho e até mesmo indelicado. Você pode até se perguntar: “Será que esta pessoa não quer me ver nunca mais?”.
Mas a verdade é que o “adeus” em Portugal não tem o mesmo sentido que no Brasil. Ambos são usados para despedidas, mas em Portugal ele é simplesmente um substituto do “tchau” ou do “até logo”. Por isso não se assuste ao ouvir um “adeus” em terras lusitanas!
Estas foram as 7 curiosidades sobre Portugal para dar uma forcinha para quem planeja se mudar para este país. É claro que todos estes fatos foram baseadas na minha experiência pessoal e muitas outras coisas ainda podem estar longe dos ouvidos dos brasileiros! Se você conhece mais alguma situação curiosa sobre Portugal, não hesite em compartilhar nos comentários. Até a próxima!