fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioEuropaPortugalAcabou de chegar? Veja os 3 documentos fundamentais para morar em Portugal

Acabou de chegar? Veja os 3 documentos fundamentais para morar em Portugal

Siga-nos no Google Notícias

Aquele sonho planejado há tanto tempo finalmente se realizou! Agora são muitas novidades para conhecer, comidas para provar e locais para “turistar”, não é mesmo? Mas…fora dos “stories”, tem muita burocracia e documentação para resolver! Calma, não se assuste, foi pensando nisso que listamos os 3 documentos fundamentais para morar em Portugal.

Providenciar a documentação correta vai facilitar bastante a sua vida no país lusitano e é uma das primeiras coisas que você precisa resolver ao chegar no seu novo lar!

Então vamos ao que importa, conheça os 3 documentos fundamentais para morar em Portugal:

1 – NIF: O que é e onde solicitar?

O NIF, também conhecido como número de contribuinte, seria o equivale ao CPF do Brasil. Em Portugal, ele é muito importante para as transações financeiras, além de ser solicitado para aluguel de imóveis (ou arrendamento, como chamam em Portugal), ligação de luz e água, contratação de internet, entre outros.

Você pode solicitar o seu acessando o site das Finanças de Portugal (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira), ou ir até uma das Lojas do Cidadão.

2 – NISS: O que é e onde solicitar?

O Número de Identificação de Segurança Social (NISS) pode depender de um contrato de trabalho. Nesse caso, o NISS precisa ser solicitado pela empresa contratante e o estrangeiro não precisa fazer nada.

Quem quer trabalhar em Portugal, e não tem o NISS, pode pedir o “NISS na HORA”. Já os trabalhadores autônomos (que abriram atividade independente nas Finanças) devem pedir através do e-mail: [email protected]. Veja todos os detalhes aqui.

As pessoas coletivas (empresas) não precisam pedir o NISS. Quando se inscrevem no registro comercial, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) comunica automática e gratuitamente à Segurança Social e é atribuído um NISS à empresa.

3 – Número de Utente: O que é e onde solicitar?

O Número de Utente permite que o estrangeiro acesse todos os serviços do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em Portugal. Ele comprova a identidade do seu titular, para as instituições e serviços integrados do SNS. Com o Número de Utente é possível ter um “médico de família” dos Centros de Saúde.

A emissão do Número de Utente é gratuita e pode ser requerido nas Lojas do Cidadão ou noa Centros de Saúde. Você precisa apresentar o Título de Residência e a emissão é gratuita.

Agora que você já sabe quais são os principais documentos para ter uma boa experiência em Portugal, que tal continuar navegando nossos conteúdos e descobrir mais novidades?

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad