O governo português lançou recentemente o programa “Mais habitação” que visa ajudar famílias em dificuldades financeiras com o pagamento de 200 euros para a renda em Portugal por períodos de 12 meses prorrogável até a um máximo de 5 anos.
Se você mora em Portugal já deve ter notado o aumento no preço dos arrendamentos. A boa notícia é que, de acordo com Marina Gonçalves (ministra da Habitação), o programa deverá beneficiar cerca de 100 mil famílias que se encontram em sobre esforço no pagamento da renda.
Quem terá direito ao apoio de 200 euros para a renda em Portugal?
Serão elegíveis para este apoio as famílias com:
- Taxas de esforço superiores a 35%;
- Rendimentos até ao 6º escalão do IRS;
- Com contrato de arrendamento tenha sido registado no Portal das Finanças até 31 de dezembro de 2022.
- Renda dentro dos limites de renda previstos no Porta 65.
No entanto, a ministra salientou que os dados terão ainda de ser alvo de uma análise mais fina, tendo em conta a tipologia das casas que habitam. Além disso, ainda não se sabe como as famílias poderão aceder a este apoio, mas o programa “Mais habitação” será analisado e aprovado pelo Conselho de Ministros em 16 de março de 2023.
O programa também inclui um apoio ao crédito à habitação que será desenhado para vigorar em 2023 e será alvo de reavaliação. Esta medida tem como objetivo ajudar famílias que enfrentam dificuldades financeiras com a prestação do crédito à habitação.
Com o lançamento do programa “Mais habitação“, o governo português demonstra o seu compromisso em ajudar famílias em dificuldades financeiras com o pagamento da renda e a prestação do crédito à habitação.
Esperamos que este programa seja implementado com sucesso e ajude a aliviar a pressão financeira das famílias portuguesas.
Este é mais um nova medida divulgada pelo Governo Português, recentemente também falamos sobre a notícia de que Portugal irá conceder autorização de residência automática para brasileiros.