fbpx
21.1 C
São Paulo
segunda-feira, junho 24, 2024
InícioExperiênciasGuia completo: Como solicitar a autorização de residência automática em Portugal

Guia completo: Como solicitar a autorização de residência automática em Portugal

Siga-nos no Google Notícias

O governo português já começou a conceder Autorização de Residência Automática em Portugal a imigrantes de países de língua portuguesa que residam no país.

Se você gostou da notícia, veja agora como adquirir a autorização de residência automática em Portugal, quem tem direito, qual o custo, a duração e muito mais!

Afinal, o que é a autorização de residência automática em Portugal?

A Autorização de Residência Automática em Portugal é um documento emitido sob a forma de um certificado digital, que permite aos imigrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) residir em Portugal.

Quem tem direito?

Os brasileiros e cidadãos de nações africanas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão direito à autorização de residência automática em Portugal.

Quem pode solicitar?

No primeiro momento, poderão fazer o pedido da autorização de residência automática, todos aqueles que ingressaram com a Manifestação de Interesse até o dia 31 de dezembro de 2022 e também aqueles que possuem o visto CPLP emitido após 31 de outubro do ano passado. 

Em um segundo momento, ainda sem data definida, poderão solicitar a autorização de residência aqueles que solicitaram a Manifestação de Interesse após 1º de janeiro de 2023.

Como solicitar autorização de residência automática?

O acesso ao pedido da AR será pelo site do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

A nova residência terá adesão voluntária, ou seja, aqueles que tiverem preferência por aguardar serem chamados para entrevista poderão fazê-lo.

Quanto custará a AR automática?

O pedido terá um custo de 15 euros e será emitido digitalmente com um QR Code, com validade inicial de um ano e possibilidade de prorrogação por dois anos duas vezes.

Qual a duração da autorização de residência automática?

A permissão de residência será válida por um ano e concedida de forma automática aos imigrantes que manifestem interesse em residir no país.

Quantos brasileiros devem ser beneficiados?

Este processo vai permitir regularizar a situação dos milhares de imigrantes da CPLP, sobretudo brasileiros, que manifestaram interesse, entre 2021 e 2022, em residir legalmente em Portugal.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), cerca de 150 mil imigrantes da CPLP, na maioria brasileiros, que entre 2021 e 2022 preencheram na plataforma eletrônica Sistema Automático de Pré-Agendamento (SAPA) as manifestações de interesse.

Segundo o SEF, os cidadãos brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente no país, num total de 233.138 pessoas, mais 28.444 (13%) do que em 2021.

Dados do SEF mostram que a população estrangeira a residir legalmente em Portugal aumentou pelo sétimo ano consecutivo, registrando-se os maiores crescimentos entre as comunidades brasileira e indiana.

Quando a Autorização entrou em Vigor?

A nova Autorização de Residência Automática passo a valer a partir do dia 01 de março de 2023, com a publicação no Diário Oficial de Portugal.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad