fbpx
18.4 C
São Paulo
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioMundoEuropaNovo visto para quem procura trabalho em Portugal é aprovado e inclui...

Novo visto para quem procura trabalho em Portugal é aprovado e inclui nômades digitais

Siga-nos no Google Notícias

Excelente notícia: o Governo Português aprovou um novo visto para quem procura trabalho em Portugal, que permite a entrada em território português de nacionais de Estados estrangeiros que venham à procura de trabalho por um período de 120 dias, prorrogado para mais 60 dias. Um visto de permanência temporária ou de residência também será concedido aos nômades digitais.

As medidas fazem parte de um diploma aprovado nesta quarta-feira, no Conselho de Ministros, que visa acelerar, simplificar e reduzir a burocracia na mobilidade dos trabalhadores migrantes, bem como responder à escassez de mão de obra.

Já contamos aqui quais são as melhores profissões para quem quer morar no exterior assim como os países que oferecem visto para nômades digitais e agora Portugal entrou nesta lista!

Novo visto para quem procura trabalho em Portugal

“A fim de promover migrações seguras e ordenadas e combater a escassez de mão-de-obra, é criado um novo tipo de visto, especificamente o visto para procurar trabalho, possibilitando assim a entrada em território português. aos nacionais de estados estrangeiros que venham procurar trabalho por um período de 120 dias, estendido para outros 60 dias, num total de 180 dias. Isso elimina definitivamente o que consideramos um anacronismo por muito tempo, que é o regime de cotas para vistos de residência para trabalho subordinado”, disse a vice-ministra para Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, em entrevista coletiva.

Novo visto para nômades digitais em Portugal

Também está prevista “a concessão de um visto de permanência temporária ou de residência para o exercício de atividade subordinada ou independente a profissionais que trabalham remotamente fora do território nacional”, anunciou a ministra. Ou seja, os nômades digitais recebem agora um visto de residência ou de permanência temporária.

Ainda sobre o novo visto para quem procura trabalho em Portugal e autorização de residência aos cidadãos abrangidos pelo acordo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), há agora uma facilitação na emissão de vistos. “O consulado pode consultar diretamente o sistema de informação Schengen, e o parecer prévio do SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras] de que a lei designada agora é dispensada”.

“O projeto de lei 89 que altera a lei sobre estrangeiros constitui, do nosso ponto de vista, um grande avanço nas relações históricas com os países da CPLP”, garante Ana Catarina Mendes. “Além de honrar as relações históricas, esta mudança é absolutamente fundamental na organização de fluxos migratórios regulares, seguros e ordenados, bem como no combate à migração ilegal e ao tráfico de seres humanos, e também nos permite responder às necessidades urgentes de recursos humanos e à necessária revitalização de nossa economia”.

Dispensa de visto para estudantes

Finalmente, a obtenção de um visto de residência para frequentar programas de estudos superiores também é facilitada. “Não faz sentido que os estudantes de ensino superior queiram estudar aqui e sejam dependentes deste visto por um longo período de tempo. Por esta razão, a opinião prévia do SEF para este tipo de visto é agora dispensada, desde que o requerente já seja admitido na instituição educacional em território nacional”, justifica o ministro.

Fonte: Sapo PT

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad