fbpx
27.6 C
São Paulo
segunda-feira, junho 24, 2024
InícioMundoEuropaUniversidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros

Universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros

Siga-nos no Google Notícias

Muitos brasileiros sonham em estudar na Europa, seja para alavancar a carreira no Brasil ou para fortalecer o currículo e conseguir um emprego no exterior em algum dos países que mais contratam brasileiros. Entretanto, nem todos podem arcar com os custos dessa experiência – que também é incrivelmente cara! No entanto, existem diversas universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros. Quer saber quais são elas? Continue com a gente. 

Universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros: como conseguir uma bolsa de estudos

As bolsas de estudo em universidades europeias são concedidas em três casos, de forma geral:

  • Necessidade: considera a renda ou situação socioeconômica do candidato;
  • Mérito: quando o candidato possui um diferencial atrativo para a universidade em relação aos concorrentes, como habilidades acadêmicas, esportivas ou musicais excepcionais;
  • Perfil: quando a universidade cria um plano para aumentar a presença de minorias (como mulheres, negros, ou pessoas com deficiência, por exemplo) nas turmas.

De forma geral, os requisitos para aplicar para uma bolsa são os mesmos em todos os países, conforme exemplos abaixo. No entanto, caso você esteja aplicando para alguma bolsa de estudo específica, recomendamos que você confira os requisitos diretamente no site da universidade.

  • Histórico escolar com boas notas;
  • Possuir competências e habilidades diferenciadas, um bom currículo e atividades extracurriculares;
  • Saber idiomas;
  • Apresentar os documentos exigidos pela universidade;
  • Escrever uma carta de motivação explicando os motivos pelos quais você merece a bolsa, um Personal Statement (ou “ensaio pessoal”), além de cartas de recomendação. 
Universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros

4 universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros

Universidade de Oxford – Inglaterra 

A Universidade de Oxford é uma das mais tradicionais e renomadas da Inglaterra. E a boa notícia é que ela faz parte do grupo de universidades na Europa que oferece bolsas para brasileiros. O programa Reach Oxford Scholarships concede algumas bolsas integrais por ano para cursar graduação em qualquer curso da universidade, com exceção de medicina.

Para concorrer a esta oportunidade incrível e se candidatar à bolsa é preciso ser aceito no curso pretendido na Universidade de Oxford. A inscrição é realizada pelo sistema UCAS, uma plataforma única para inscrição em universidades do Reino Unido, e o candidato deve apresentar os dados, conforme informações a seguir: endereço, histórico escolar e informações do ensino médio, carta de recomendação e um texto pessoal informando o motivo pelo qual se interessou pelo curso.

Além disso, a bolsa de estudo cobre as anuidades integrais do curso escolhido, uma ajuda de custo para que o estudante possa se manter na Inglaterra e uma passagem aérea por ano para visitar o país de origem.

Universidade de Maastricht – Holanda

A Universidade de Maastricht é uma das universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros em cursos de pós-graduação como parte do programa Holland High Potential Scholarship.

Confira os requisitos para candidatura às bolsas de estudo:

  • Ter menos de 35 anos;
  • Comprovar excelente desempenho acadêmico;
  • Não ser da União Europeia;
  • Não ter sido aluno de uma universidade holandesa.

Bem como a bolsa na Universidade de Oxford, as oportunidades oferecidas pela Universidade de Maastricht arcam com o valor integral do curso, além de ajuda de custo para que o estudante se mantenha no país, seguro saúde e custos com o visto.

Universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros

Campus France – França 

Essa é uma dica de ouro para estudar pagando pouco no país mais romântico do mundo. A França possui uma agência ligada ao governo chamada Campus France, destinada especialmente a receber candidaturas de brasileiros para estudar no país, com ou sem bolsa. 

Entretanto, aqui vamos te dar o pulo do gato: qualquer estudante que se candidatar para universidades francesas diretamente pelo site do Campus France concorre automaticamente a bolsas que diminuem as taxas do curso em até 90% do valor total. A Embaixada da França no Brasil ou as próprias universidades concedem as bolsas. Sendo assim, vale conferir quais universidades na Europa oferecem bolsas para brasileiros pelo Campus France.

Para se candidatar, basta acessar o site do Campus France, escolher um dos cursos disponíveis e, em seguida, preencher as suas informações pessoais e um formulário com informações escolares. Por fim, você também precisará enviar o seu diploma e histórico escolar com tradução juramentada para o idioma do curso escolhido, assim como um exame de proficiência em francês.

Swedish Institute Scholarships for Global Professionals – Suécia

Bem como no caso da França, optamos por trazer um programa da Suécia que engloba universidades na Europa que oferecem bolsas para brasileiros. O Swedish Institute Scholarships for Global Professionals possui financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia e é administrado pelo Instituto Sueco.

Sendo assim, anualmente são ofertadas cerca de 300 bolsas de mestrado integrais, com duração média de um a dois anos, em diversas áreas do conhecimento. As bolsas incluem:

  • Taxas cobradas pela universidade;
  • Ajuda de custo mensal;
  • Passagem de ida e volta para a Suécia;
  • Seguro;
  • Anuidade nas plataformas profissionais SI Network for Future Global Leaders (NFGL) e SI Alumni Network.

Entretanto, para se candidatar às bolsas disponíveis você precisa ter sido aceito em um curso em uma universidade da Suécia. Em seguida, é necessário preencher os formulários do site, que incluem requisitos como: excelente desempenho acadêmico, proficiência em inglês e experiência profissional mínima de três mil horas em liderança.

Dessa forma, agora que você sabe quais universidades na Europa oferecem bolsas para brasileiros, que tal tirar o sonho de estudar fora do Brasil do papel? 

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad