13.4 C
São Paulo
domingo, julho 21, 2024
InícioCuriosidadesVeneza seca? Canais de Veneza secam e surpreendem o mundo

Veneza seca? Canais de Veneza secam e surpreendem o mundo

Siga-nos no Google Notícias

Os canais de Veneza estão surpreendentemente secos em alguns trechos, com níveis de água com inacreditáveis 70 centímetros abaixo da média. Com isso, o termo “Veneza seca” está entre os assuntos mais comentados da internet.

Esse é um recorde negativo para a região, e tem forçado gôndolas, táxis aquáticos e barcos-ambulância a percorrerem trajetos alternativos.

Veneza seca: Entenda o fenômeno

Reprodução: Observador PT

Os especialistas apontam diversos fatores para explicar esse fenômeno. A estiagem em toda a Itália neste inverno europeu, a mudança nas correntes marítimas, o sistema de alta pressão e a influência da Lua cheia nas marés são alguns dos principais motivos.

A cientista ambiental Jane Da Mosto, do grupo “We Are Here Venice“, explica que “no meio do inverno, a alta pressão atmosférica combinada com o ciclo lunar produz níveis ultrabaixos de água” nos canais de Veneza.

Mas os baixos níveis de água não se restringem apenas aos canais de Veneza. O rio Pó, o mais longo da Itália, também está sofrendo com a escassez de água. Responsável por um terço da produção agrícola do país, o rio registrou nesta semana 61% menos água do que o normal para esta época do ano.

Esta não é a primeira vez que a Itália enfrenta uma seca histórica. Em julho de 2022, durante o verão no hemisfério norte, o país declarou estado de emergência para o entorno do rio Pó.

Esses fenômenos climáticos extremos são um lembrete da importância de cuidarmos do meio ambiente e tomarmos medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa que causam as mudanças climáticas.

___

Descubra o sabor da Itália sem sair de Portugal com as melhores pizzarias de Lisboa.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad