Governo da Grécia pagará 150 euros para jovens se vacinarem contra Covid-19. Os jovens que tenham entre 18 e 25 anos e receberem a primeira dose da vacina, terão acesso ao Freedom Pass, um cartão pré-pago digital com crédito de 150 euros na Grécia.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou a medida que entra em vigor a partir do dia 15 de julho. O Freedom Pass será disponibilizado por meio de um aplicativo digital do site do governo. Quem não tiver acesso a um aparelho de telefone smart poderá utilizar o benefício através da versão física do Freedom Pass.
O vale poderá ser utilizado em várias atividades, principalmente relacionadas a turismo, entretenimento e cultura, segundo o chefe de Estado da Grécia. O valor depositado no cartão pré-pago servirá para comprar passagens aéreas, de barco ou ônibus domésticas, realizar o pagamento de diárias em acomodações em qualquer cidade do país. Compras de ingressos para espetáculos teatrais, shows e museus também são permitidas.
A medida pertence a um programa de apoio econômico do Governo da Grécia de 40 bilhões de euros e tem o objetivo de beneficiar e incentivar os milhares de jovens afetados pela pandemia.
O primeiro-ministro da Grécia reforçou que jovens a partir de 18 anos já podem realizar o agendamento para a vacinação através do site do governo, que dependerá apenas da disponibilidade de doses excedentes dos imunizantes à disposição. A Grécia já vacinou 4,7 milhões de pessoas com a primeira dose, enquanto 3,6 milhões de cidadãos já completaram a vacinação, o equivalente a 33,5% dos habitantes.
Fonte: Agora Europa