Você sabia que, ainda que o Brasil seja a maior referência quando falamos em Carnaval, outros países mundo afora também comemoram a folia? Muita gente pensa que só o nosso Brasilzão faz festa nesse período. Contudo, ainda que as nossas sejam as melhores – modéstia à parte – países como Inglaterra, Estados Unidos, França, entre outros, também têm tradição de comemorar a data com grandes celebrações conhecidas a nível mundial.
Por isso, ainda que você ame passar o Carnaval aqui no Brasil, existem outros ótimos países para curtir a data. Quer descobrir quais são os melhores países para viajar no Carnaval? Continue acompanhando e veja como é o Carnaval mundo afora!
Nice – França
Assim como em outros países, o Carnaval em Nice, chamado de Mardi Gras, foi inspirado pelas comilanças e grandes banquetes que antecediam o período da Quaresma antigamente. A tradição da festa popular perdura até os dias de hoje, com desfiles de carros alegóricos e bonecos gigantes de papel machê que tomam conta da orla da cidade.
Outra celebração muito tradicional é a Batalha das Flores, momento em que personagens dos carros alegóricos jogam milhares de flores para o público da folia, enchendo o ambiente festivo de cores e aromas.
Nova Orleans – EUA
O Carnaval de Nova Orleans – ou Mardi Gras, como é conhecido – é um dos maiores de rua dos Estados Unidos. Muito popular mundialmente, a festança atrai turistas de todos os lugares. Bem como em Nice, a festividade tem o conceito do Fat Tuesday (terça-feira gorda), pois era um dia utilizado para comer, beber e festejar antes do início da Quaresma.
A data é comemorada no mesmo período da festa no Brasil, mas as maiores celebrações acontecem no final de semana, com festas, desfiles, muita gente fantasiada e comemorando animadamente.
Londes – Inglaterra
Já em Londres a história é um pouco diferente. Devido ao frio congelante do país, os ingleses preferem comemorar o Carnaval em Agosto, quando as temperaturas estão um pouco mais altas e o clima mais propício para festas.
Ao contrário dos países citados anteriormente, o Carnaval na Inglaterra começou por um motivo político, e não religioso: era uma forma de manifestação contra a discriminação sofrida por imigrantes de Trindad e Tobago. Contudo, a manifestação – que era pacífica e animada – foi crescendo e ganhando outras dimensões, tornando- se uma festa popular inspirada nas festividades do Rio de Janeiro.
Inclusive, é uma tradição que grandes artistas e intérpretes do Carnaval carioca sejam convidados para participar das festas com trios elétricos, desfiles e palcos improvisados.
Barcelona – Espanha
Se você ama o Carnaval brasileiro, a Espanha com certeza deve estar na sua lista de melhores países para viajar no Carnaval. As festividades no país são muito parecidas com a festa no Brasil e, além disso, o país possui a fama de ter um dos Carnavais mais populares do mundo.
Em Barcelona, o Rei Carnestoltes, personagem fictício que representa a festa e é o símbolo do Carnaval, é quem abre oficialmente as festividades. Ele dá permissão para que todos se divirtam sem limites e, só então, a bagunça começa e vai até a terça-feira à noite. As festividades são marcadas por grandes desfiles, bailes de máscaras, festas de bairro, concursos de comida e até escolha da rainha do Carnaval.
Veneza – Itália
A cidade do amor se transforma em um gigantesco baile de máscaras a céu aberto no período carnavalesco. Com um toque teatral e misterioso, as máscaras utilizadas na comemoração veneziana têm uma tradição antiga. Durante as celebrações antigas, os nobres e o povo tinham autorização para comer, beber e festejar sem revelar suas identidades. Portanto, podiam fazer o que quisessem sem medo das consequências.
Muitas festas acontecem em palácios antigos, com bailes de máscaras e vestes típicas. Mas também existem as celebrações de rua que tomam a Praça de São Marcos, onde tudo acontece.
Quebec – Canadá
Se os londrinos optaram por fugir do frio nas comemorações do Carnaval, os canadenses abraçaram a temperatura e fizeram a festa rolar abaixo de zero. As pessoas aproveitam as festividades em fevereiro, época em que as temperaturas podem chegar a cerca de -15º.
A festa de Quebec é conhecida como o maior Carnaval de inverno do mundo e as comemorações podem durar até 3 semanas. Uma das brincadeiras mais tradicionais da comemoração de Carnaval é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Além disso, os canadenses também aproveitam shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos durante as festas.
E aí, gostou de conhecer os melhores países para viajar no Carnaval pelo mundo? Qual Carnaval além do brasileiro você mais gostaria de conhecer?