Sua mãe cozinha a melhor comida do universo e nós sabemos disso. Mas se você planeja passar um tempo fora do Brasil e quer experimentar uma comida quase tão afetiva quanto a sua preferida, esta lista dos países com as melhores culinárias para quem vai morar fora foi feita para você.
Agora que você já sabe quais são os melhores países para brasileiros morarem e também quais países que oferecem visto para nômades digitais, chegou a hora da melhor parte, a comida!
Nós lhe daremos uma lista não apenas sobre os melhores destinos para a comida, mas também sobre como entender o que está em seu prato e quais são as comidas e bebidas imperdíveis.
Quais são os países com as melhores culinárias do mundo? Vamos começar! Mas calma, esta lista não é uma regra – é apenas uma coleção de destinos deliciosos!

Grécia
Há muitas coisas em geral que você pode experimentar, de saladas a pratos quentes, de doces a sopas. Mas se você quiser algo tradicional, barato e rápido – é definitivamente o souvlaki.
O prato icônico da Grécia é uma comida rápida que normalmente se encontra em qualquer lugar nas ruas, nos bares, em pequenas lojas de take-away e cafés. Você verá souvlaki por todo o país. E se você tiver a sorte de ser convidado para uma festa da casa do povo grego – pergunte por mousaka. É melhor quando é feito em casa.
Um pequeno glossário para um novato:
- Salada Grega – na Grécia é chamada apenas de “salada”. Esteja atento a isto quando encomendar em restaurante.
- Souvlaki – “espetinhos” em grego: são basicamente pequenos pedaços de porco marinado, frito na grelha.
- Mousaka – é um prato à base de berinjela ou de batata. Você definitivamente precisa experimentar.
- Bebida obrigatória na Grécia: ouzo, tsipouro

Itália
É difícil falar sobre a comida italiana, é melhor apreciá-la. As cores tradicionais da cozinha italiana – vermelho, verde e amarelo – sempre criam uma grande mistura de sabor e textura.
Normalmente todos os pratos são à base de tomate, pão e azeite de oliva. O segredo da cozinha não está em um processo de preparação sofisticado, está mais no frescor dos produtos.
Um pequeno glossário para um novato:
- Pizza – Margherita, Quattro Formaggi, Speck e Mascarpone
- Massa – escolha Carbonara, Pesto, Cacio e pepe e Amatriciana: estas são as melhores opções.
- Caprese – pergunte se os ingredientes são: mozzarella di bufala original, tomate “Cuor di Bue” e azeite de oliva extra-virgem. Com uma fatia de pão italiano fresco, é um prato simples e surpreendente.
- Panna cotta – uma sobremesa cremosa feita do céu, normalmente servida com geléia de cereja vermelha.
- Bebida obrigatória na Itália: Vinho tinto (Barbaresco, Barolo, Brunello di Montalicino & muitos mais…), vinho branco (Gewürztraminer, Muller Thurgau, Chardonnay, Vermentino, Arneis & muitos mais…), espumante (Franciacorta & Prosecco), Aperol Spritz, água San Pellegrino.

Tailândia
Como muitas outras cozinhas asiáticas, a cozinha tailandesa usa o arroz como ingrediente básico para a maioria dos pratos. A palavra “comida” na língua tailandesa significa literalmente “comer arroz”.
Além disso, ela tem 5 gostos principais, que você pode encontrar em quase todos os pratos. São eles: limão azedo, molho de peixe saboroso, chili quente, sal e doçura (geralmente adicionado pela palmeira).
Um pequeno glossário para um novato:
- Tom Yam Goong – uma sopa deliciosa com capim-limão, kalgan, laim, chilli, coco, camarões e creme
- Pad Thai – um prato de macarrão de arroz frito, feito com tofu, ovos, tamarindo e outros ingredientes deliciosos
- Som Tam – uma salada de papaia verde picante.
- Bebida obrigatória na Tailândia: existem várias cervejarias na Tailândia, portanto, beba cerveja. Como alternativa mais forte você pode usar Sang Som que é o rum local, destilado da cana-de-açúcar.

Japão
A comida japonesa é única. Você nunca se enganará. Sushi, sashimi, unagi, e saquê… todos nós sabemos disso. Mas esta culinária não é apenas sobre produtos e receitas, aqui muito é sobre sua cultura e tradições indígenas.
Não é surpreendente, então, que eles tenham feito o mundo inteiro comer com pauzinhos em vez de facas e garfos.
Um pequeno glossário para um novato:
- Tempurá – a contribuição japonesa para o amor do mundo pelos alimentos fritos.
- Wagashi – doces, feitos de pasta de feijão vermelho
- Unagi – enguia
- Soba e Udon – tipos de macarrão
- Tonkatsu – costeletas de carne de porco frita
- Bebida obrigatória no Japão: Cerveja Yakitori, Saquê, Chá

França
Todos os best-sellers de alimentos vêm daqui: baguetes, macarrão, praline, madeleines, croissant. Por isso, a França não podia ficar de fora países com as melhores culinárias do mundo.
A lista é enorme. O bolo de cebola e a sopa de peixe parecem estranhos, mas os franceses também sabem como torná-la deliciosa.
Um pequeno glossário para um novato:
- Charcuterie – todas as variedades de carne, salsichas, presunto, etc.
- Roquefort – o famoso queijo azul. Embora cheire a meias velhas, o sabor vale todos os inconvenientes aromáticos.
- Bouillabaisse – sopa de peixe.
- Tártaro – carne ou peixe cru, servido com azeite de oliva e sabores.
- Croque-Monsieur – o melhor café da manhã que você poderia imaginar. É um sanduíche torrado com ovo frito, presunto e queijo derretido no meio do pão.
- Bebida obrigatória na França: vinho, vinho e vinho.

Portugal
Nós já compartilhamos por aqui, os restaurantes mais baratos para comer em Lisboa. E agora que você já sabe onde comer, que tal descobrir o que provar?
A cozinha portuguesa é realmente incrível, principalmente se você não se preocupa com as calorias extras! Parece arriscado, mas vale muito a pena. Confira:
Um pequeno glossário para um novato:
- Bacalhau – peixe cru em coco ou outra marinada.
- Pateis de Nata – pequenos doces de pastelaria com formato de empada que são um verdadeiro milagre à base de ovos.
- Pastel de Bacalhau – uma iguaria à base de bacalhau, batata e um delicioso recheio de queijo da Serra da Estrela.
- Francesinha – croque-monsieur português.
- Bebida obrigatória em Portugal: Vinho do porto – digestivo típico, Vinho Douro – vinho local.

Espanha
Com uma enorme variedade de refeições: desde a simples comida de rua até o lindo restaurante El Celler de Can Roca, que ficou em primeiro lugar no ranking The World’s Best 50 Restaurants 2015, a Espanha tem muito a oferecer para um recém chegado.
Um pequeno glossário para um novato:
- Paella – um risoto espanhol, geralmente com frutos do mar.
- Tapas – petiscos tradicionais espanhóis.
- Jamon – uma carne curada em fila. Delicioso e saboroso.
- Bebida obrigatória na Espanha: Sangria, cerveja.
Hummm, deu água na boca só de ler não é mesmo? Se você não quer esperar muito, aproveite para ver os melhores países da Europa para viajar na primavera.