Não tem jeito, quem planeja morar fora, muitas vezes pensa sobre formas de conseguir cidadania por residência e dessa forma poder usufruir de alguns benefícios dos cidadãos do país de destino.
Então, se você está procurando uma mudança de vida e a possibilidade de conseguir cidadania por residência, é importante estar ciente dos requisitos e tempos de espera envolvidos.
A espera pela naturalização pode variar amplamente, dependendo do país e das circunstâncias pessoais do candidato. Felizmente, existem alguns países que oferecem processos de naturalização mais fáceis do que outros.
Onde conseguir cidadania por residência?

Países que exigem 2 anos de residência:
- Argentina
- Peru
Países que exigem 3 anos de residência:
- Polónia
- Paraguai
- Israel
- Sérvia
- Honduras
- Equador
- Canadá
Países que exigem 4 anos de residência:
- Etiópia
- Brasil
Países que exigem 5 anos de residência:
- Irlanda
- Chile
- Albânia
- Bélgica
- Barbados
- Austrália
Veja também esta tabela geral comparativa entre o tempo de cidadania por residência em diversos países para no mínimo 5 anos ou mais:

É importante lembrar que, além do tempo de residência, os candidatos também precisam atender a outros requisitos, como demonstrar proficiência no idioma local, passar em exames de cidadania e atender a requisitos financeiros e de boa conduta.
Obter a cidadania de outro país pode ser um processo longo e complicado, mas para aqueles que estão dispostos a investir tempo e esforço, pode ser uma oportunidade única e emocionante. Certifique-se de pesquisar cuidadosamente as opções disponíveis e buscar ajuda de profissionais qualificados, se necessário.
Veja também os países no exterior com as maiores comunidades brasileiras.