fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioMundoVeja como votar nas eleições 2022 morando no exterior e regularize o...

Veja como votar nas eleições 2022 morando no exterior e regularize o seu título de eleitor

Siga-nos no Google Notícias

As eleições estão chegando e, se você mora no exterior, ou conhece alguém em terras estrangeiras, precisa saber de algo importante: o prazo para regularizar o título de eleitor está chegando ao fim. Sendo assim, se você quer saber como votar nas eleições 2022 morando no exterior, veio ao lugar certo. Vamos te mostrar o passo a passo do processo!

No entanto, antes de mais nada você precisa saber que, mesmo morando fora do Brasil, brasileiros maiores de 18 anos devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento e voto, por exemplo). Estas, no entanto, são facultativas para os maiores de 16 e menores de 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.

Aos cidadãos que possuem domicílio eleitoral no exterior (Zona Eleitoral do Exterior), o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República. Entretanto, aos que ainda mantêm domínio eleitoral em municípios brasileiros, a obrigatoriedade de voto é válida para todas as eleições. Portanto, fique atento a esse ponto.

como votar nas eleições 2022 morando no exterior

Como votar nas eleições 2022 morando no exterior 

De acordo com o Governo Federal, brasileiros maiores de 18 anos residindo no exterior podem – e devem! – votar nas eleições do Brasil. Com a ferramenta Título Net Exterior, qualquer cidadão brasileiro residente no exterior pode iniciar o atendimento para solicitar alistamento eleitoral, revisão de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral pela internet. 

No entanto, é preciso ter atenção: em anos eleitorais – como 2022, por exemplo – o prazo para requerer serviços eleitorais, como os citados anteriormente, é de 151 dias antes da data da eleição. Este ano, o prazo se encerra no dia 04 de maio. 

Após o prazo, as unidades de atendimento da Justiça só podem voltar a receber requerimentos de alistamento, revisão e transferência de domicílio eleitoral após a realização da eleição. Portanto, se a sua situação está irregular, ou se você pretende votar pela primeira vez, é bom correr para regularizar o título de eleitor. O processo é rápido e simples. Veja só:

Como utilizar o Título Net Exterior

Para requerer o título de eleitor ou demais serviços citados acima, o cidadão brasileiro precisa, inicialmente, acessar o site do Título Net Exterior. Basta clicar aqui para ser redirecionado. 

Em seguida, deve-se iniciar o processo de requerimento preenchendo suas informações de identificação, como nome, data de nascimento, número do título de eleitor (caso tenha), por exemplo.

Depois, você precisa preencher todos os seus dados pessoais e enviar imagens (nos formatos PDF, JPG ou PNG) dos seguintes documentos:

  • Foto segurando um documento (OBRIGATÓRIO);
  • Documento de identidade frente e verso (OBRIGATÓRIO);
  • Comprovante de residência (OBRIGATÓRIO);
  • Certidão de casamento (se tiver);
  • Certidão de nascimento;
  • Outros.

Por fim, você poderá especificar o requerimento solicitado e preencher as demais informações necessárias.

como votar nas eleições 2022 morando no exterior

Informações úteis

A Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) é responsável por atender os eleitores e as eleitoras brasileiros que possuem domicílio eleitoral no exterior e os brasileiros residentes no exterior que pretendem se alistar ou transferir suas inscrições para outros países.

Em caso de necessidade, você pode entrar em contato pelos seguintes meios:

Endereço: SHIS Qi 13 Lt i – Lago Sul – CEP 71.635-181

E-mail: [email protected]

Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (segunda a sexta-feira (dias úteis), das 12 às 19 horas):

CATE/SIC: (+55) (61) 3048-4000, (+55) (61) 99674-5453, (+55) (61) 99674-5446, (+55) (61) 99262-1743 ou (+55) (61) 99164-7161.

Além disso, você também pode acompanhar o seu requerimento pela internet por meio do link “Acompanhar Requerimento – Título Net”. 

Por fim, o Tribunal Regional Eleitoral do DF também disponibiliza diversas informações eleitorais específicas para brasileiros residentes no exterior nas páginas Eleitor no Exterior e Serviços Eleitorais no Exterior.


A democracia é uma conquista importante, sendo assim, não deixe de exercê-la e corra para regularizar a sua situação com a justiça eleitoral. Aproveite e compartilhe esse texto com outras pessoas que precisam saber como votar nas eleições 2022 morando no exterior.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad