fbpx
21.1 C
São Paulo
segunda-feira, junho 24, 2024
InícioPaíses5 países no exterior com as maiores comunidades brasileiras

5 países no exterior com as maiores comunidades brasileiras

Siga-nos no Google Notícias

De acordo com dados do Itamaraty, o número de brasileiros morando no exterior ultrapassou a marca de 4,2 milhões em 2020, alcançando o maior número registrado na história. Com mais oportunidades de emprego no exterior e em busca de prosperidade financeira e qualidade de vida, a população brasileira em terras estrangeiras cresceu 36% nos últimos 10 anos.

Ainda segundo dados do Itamaraty, entre os cinco países com maior número de brasileiros estão os Estados Unidos, com 1,7 milhão; Portugal, com 276 mil; Paraguai, com 240 mil; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com 211 mil. No entanto, é importante destacar que estes são apenas números oficiais que não contemplam residentes ilegais em outros países.

A título de curiosidade, existem quatro países com apenas um brasileiro. Segundo os registros, são eles: a Eritreia, na África Oriental, o Quirguistão, na Ásia Central, a Micronésia, na Oceania, e a Coréia do Norte, na Ásia Oriental.

Quer saber mais sobre os países no exterior com as maiores comunidades brasileiras? Continue acompanhando e confira!

Estados Unidos da América 

A comunidade brasileira nos Estados Unidos é uma das mais fortes fora do Brasil. Isso porque o país ocupa o primeiro lugar na lista de países no exterior com as maiores comunidades brasileiras. Portanto, se você pretende mudar para a terra do Tio Sam, saiba que você com certeza encontrará conterrâneos por lá.

No entanto, cinco estados concentram a maior parte da população de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. São eles: Massachusetts (23%), Flórida (20%), New Jersey (10,4%), Califórnia (8,7%), e Nova York (7,1%). Somados, esses estados constituem 69% da população brasileira nos EUA.  

Há alguns anos atrás, quando a maioria esmagadora de brasileiros que migravam para os Estados Unidos o faziam para trabalhar em profissões consideradas de “baixo nível”. Atualmente o perfil mudou e há mais oportunidades para aqueles que querem continuar atuando em suas áreas de formação.

E se você pretende viajar para estudar, os Estados Unidos também fazem parte dos melhores países para fazer intercâmbio. Nesses momentos, ter uma comunidade de brasileiros acolhedora por perto faz toda a diferença para quando bater a saudade de casa.

Países no exterior com as maiores comunidades brasileiras

Portugal 

Não é novidade para ninguém que Portugal é um dos países mais procurados por brasileiros que decidem morar fora. A familiaridade com a língua, tradições e até com o clima em algumas regiões são pontos positivos para incentivar a mudança. Entretanto, outro bom motivo para adotar as terras lusitanas como lar fora do Brasil é que Portugal é um dos países no exterior com as maiores comunidades brasileiras.

As principais cidades portuguesas, como por exemplo Lisboa (veja restaurantes baratos para comer em Lisboa), Porto e arredores, concentram um grande número de brasileiros, assim como Braga, capital de Minho. De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, a comunidade brasileira na cidade cresceu de cerca de 2.500 residentes para quase 7 mil.

Os brasileiros no país possuem um perfil variado, mas uma coisa todos têm em comum: o forte senso de comunidade. Ao se reconhecerem, imigrantes logo criam laços de amizade e formam uma grande rede de apoio.  

Países no exterior com as maiores comunidades brasileiras

Paraguai 

Ao falarmos sobre migrar para outros países, poucas pessoas pensam no Paraguai como uma opção. Entretanto, o país ocupa a terceira posição na lista de países no exterior com as maiores comunidades brasileiras no mundo.

Além da questão migratória histórica, que formou uma grande comunidade brasileira no país a partir dos anos 70, nos últimos anos muitos brasileiros migraram para o país vizinho por dois motivos: para empreender e estudar medicina. De acordo com matérias dos jornais Estado de Minas e Folha, nos últimos 10 anos inúmeros empreendedores optaram por abrir empresas no Paraguai devido aos menores custos. 


Além disso, o Paraguai também vem se tornando uma das melhores opções para quem quer estudar medicina. Um dos principais motivos é o valor da mensalidade dos cursos de graduação, que é mais acessível e tem uma notável diferença de preço com estudar no Brasil. 

Sendo assim, a comunidade brasileira no Paraguai segue cada vez mais fortalecida.

Países no exterior com as maiores comunidades brasileiras

Reino Unido 

Também não é raro encontrar brasileiros espalhados pelo Reino Unido. Isso porque dos 67 milhões de habitantes da nação inteira, cerca de 220 mil são imigrantes brasileiros – o que torna o Brasil o país latino-americano com a maior comunidade no país.

Assim como nos países citados anteriormente, a comunidade brasileira no Reino Unido é muito atuante e se abraça como uma só família. É interessante citar que em Londres existe inclusive uma região da cidade chamada Willesden Green conhecida como pequeno Brasil que abriga cerca de 60 mil brasileiros.

Japão

Por fim, o Japão é o quinto dos países no exterior com as maiores comunidades brasileiras. As cidades japonesas com mais brasileiros são Hamamatsu (Shizuoka), Nagoia (Aichi), Oizumi (Gunma), Shizuoka (Shizuoka), Gifu (Gifu) e Saitama (Saitama). Destes, a grande maioria é descendente de japoneses e foi em busca de trabalho. Especialmente entre os anos 80 e 90 – o que formou o terceiro maior contingente de estrangeiros do país.

Apesar das grandes diferenças culturais e linguísticas entre o Brasil e o Japão, muitos brasileiros optam por migrar para o país para tentar novas oportunidades de trabalho e de vida.

Mesmo com tantas diferenças, há um forte sentimento de identidade brasileira na comunidade. Ela se organiza para celebrar sua herança cultural brasileira, promovendo festas de carnavais ao som de samba, pagode, música sertaneja e música norte-americana, além de consumir comidas típicas do Brasil, principalmente o churrasco.

Agora que você já conhece as maiores comunidades brasileiras no exterior, que tal conhecer os melhores países para trabalhar e ter maior poder de compra? Esta lista vai além de mostrar bons países para trabalhar, analisando diversos fatores como salários, custo de vida e taxa de desemprego, vale a leitura!

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad