fbpx
18.4 C
São Paulo
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioBrasil8 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

8 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

Siga-nos no Google Notícias

Os apaixonados por viagens sabem que há muito o que conhecer Brasil adentro. E o que não faltam em terras brasileiras são lindas cidades cheias de história, daquelas que dão aos visitantes a sensação de ter voltado no tempo. Para os viajantes que não dispensam roteiros culturais e também não querem abrir mão de muito charme e conforto, essas cidades históricas brasileiras são o destino ideal.

Com séculos de existência e pontos turísticos que marcaram o país desde a chegada dos portugueses, as cidades históricas são ótimas opções para aproveitar os feriados nacionais passeando por lugares que contam a história do Brasil em todos os detalhes. Confira abaixo uma seleção com 8 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer! 

Cidades históricas brasileiras na região Sudeste

Ouro Preto – Minas Gerais

Cidades históricas brasileiras
Igreja em Ouro Preto – Minas Gerais
Créditos: Raphael Fernandes – Unsplash

Ouro Preto figura entre as principais e mais conhecidas cidades históricas brasileiras. Por isso, não poderia ficar fora da nossa lista! O conjunto arquitetônico da cidade é tão impressionante que foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Entretanto, Minas Gerais é um estado com muitas outras cidades históricas. Não podemos deixar de citar destinos como São João Del Rei, Diamantina, Tiradentes e Mariana, por exemplo. Vale fazer um tour pelo estado para conhecer todas elas!

Paraty – Rio de Janeiro

Cidades históricas brasileiras
Centro Histórico de Paraty – Rio de Janeiro
Créditos: Guilherme Gabrielli – Unsplash

Paraty é considerada por muitos um encanto em forma de cidade. Fundada em 1667, nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade foi um importante polo econômico do país devido aos engenhos de cana de açúcar. Atualmente, as construções antigas e as ruas de pedra do Centro Histórico reúnem turistas de todos os lugares do mundo para conhecer as vielas históricas, fazer passeios de barco nas praias da região e apreciar a arquitetura preservada. Além disso, Paraty também é casa do FLIP, o evento literário mais importante do Brasil.

Dica: ao visitar Paraty, não deixe de tomar uma – ou muitas – taças de Jorge Amado, a bebida típica da cidade. Preparada com a aguardente Gabriela Cravo e Canela, tradicional da região, limão e maracujá, a bebida foi criada para homenagear o escritor Jorge Amado e a atriz Sônia Braga, responsável por interpretar a personagem Gabriela na versão cinematográfica do livro homônimo, que foi gravada na cidade.

Cidades históricas brasileiras na região Nordeste

Olinda – Pernambuco 

Igreja em Olinda – Pernambuco
Créditos: José Ribamar – Unsplash

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982, Olinda já foi capital do estado de Pernambuco e hoje é uma das principais cidades históricas brasileiras. O Centro Histórico é repleto de casas conservadas do período colonial, onde os visitantes podem conhecer edifícios antigos que foram restaurados após a invasão holandesa durante o século 18. Uma das principais atrações da cidade é a igreja do Carmo, a mais antiga carmelita do Brasil.

Salvador – Bahia 

Cidades históricas brasileiras
Elevador Lacerda – Centro Histórico de Salvador

A bela Salvador já foi capital do Brasil e é uma das cidades mais visitadas do país. Não é para menos, afinal, com tantas belezas naturais, a cidade vive repleta de turistas. Mas Salvador é também uma cidade histórica brasileira que foi o grande centro político e econômico do país entre 1549 e 1763. Nos dias de hoje, o Centro Histórico da cidade preserva seus edifícios renascentistas e casarões com mais de dois andares – típicos das cidades mais ricas. 

Cidades históricas brasileiras na região Sul

São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Cidades históricas brasileiras
Sítio arqueológico – São Miguel das Missões
Créditos: Márcia Dezen – Unsplash

Curiosamente, a região Sul do país possui menos cidades históricas do que outras partes do Brasil. Isso porque, de acordo com historiadores, até o final do século 19, os portugueses não demonstravam grande interesse pela região. Contudo, São Miguel das Missões é uma importante cidade histórica brasileira, pois possui ruínas do sítio arqueológico que são tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. 

Antônio Prado – Rio Grande do Sul

Antônio Prado – Rio Grande do Sul
Créditos: Site da Prefeitura de Antônio Prado

A cidade de Antônio Prado ficou marcada por ser a sexta e última colônia de imigração italiana no sul do Brasil. Fundada em 1886, a cidade possui construções tradicionais bem preservadas e um charme típico de pequenas cidades italianas. Além disso, como não poderia deixar de ser, a cidade é famosa por suas vinícolas e gastronomia italiana. Atrações como o Museu Municipal guardam peças e objetos que preservam a história dos imigrantes. 

Cidades históricas brasileiras na região Centro-Oeste

Pirenópolis – Goiás 

Panorâmica da Igreja Matriz do Rosário e parcial do Centro Histórico de Pirenópolis – Goiás
Créditos: Wikipédia

Para quem gosta de turismo de aventura e busca conhecer mais da história do país por meio do turismo, Pirenópolis é a cidade ideal. Fundada no século 18 por bandeirantes, a cidade possui casas coloniais com detalhes originais preservados e tem o charme típico de cidades antigas. Mas, muito além de ser uma cidade histórica brasileira, Pirenópolis também é famosa por suas cachoeiras e reservas ecológicas, o que a torna um destino ideal para os amantes da natureza.

Cidade de Goiás – Goiás 

Centro Histórico de Goiás – Goiás
Créditos: Viaje na Viagem

Pouco reconhecida pelos turistas como um destino histórico do Brasil, a cidade de Goiás tem muito a oferecer, especialmente para os religiosos. Afinal, a cidade é palco de uma das mais tradicionais festas do Centro-Oeste, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa – e que atrai fiéis de todos os lugares do Brasil. Para os menos tradicionais, o maior encanto da cidade é o seu Centro Histórico, também reconhecido Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad