Os apaixonados por viagens sabem que há muito o que conhecer Brasil adentro. E o que não faltam em terras brasileiras são lindas cidades cheias de história, daquelas que dão aos visitantes a sensação de ter voltado no tempo. Para os viajantes que não dispensam roteiros culturais e também não querem abrir mão de muito charme e conforto, essas cidades históricas brasileiras são o destino ideal.
Com séculos de existência e pontos turísticos que marcaram o país desde a chegada dos portugueses, as cidades históricas são ótimas opções para aproveitar os feriados nacionais passeando por lugares que contam a história do Brasil em todos os detalhes. Confira abaixo uma seleção com 8 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer!
Cidades históricas brasileiras na região Sudeste
Ouro Preto – Minas Gerais

Créditos: Raphael Fernandes – Unsplash
Ouro Preto figura entre as principais e mais conhecidas cidades históricas brasileiras. Por isso, não poderia ficar fora da nossa lista! O conjunto arquitetônico da cidade é tão impressionante que foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Entretanto, Minas Gerais é um estado com muitas outras cidades históricas. Não podemos deixar de citar destinos como São João Del Rei, Diamantina, Tiradentes e Mariana, por exemplo. Vale fazer um tour pelo estado para conhecer todas elas!
Paraty – Rio de Janeiro

Créditos: Guilherme Gabrielli – Unsplash
Paraty é considerada por muitos um encanto em forma de cidade. Fundada em 1667, nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade foi um importante polo econômico do país devido aos engenhos de cana de açúcar. Atualmente, as construções antigas e as ruas de pedra do Centro Histórico reúnem turistas de todos os lugares do mundo para conhecer as vielas históricas, fazer passeios de barco nas praias da região e apreciar a arquitetura preservada. Além disso, Paraty também é casa do FLIP, o evento literário mais importante do Brasil.
Dica: ao visitar Paraty, não deixe de tomar uma – ou muitas – taças de Jorge Amado, a bebida típica da cidade. Preparada com a aguardente Gabriela Cravo e Canela, tradicional da região, limão e maracujá, a bebida foi criada para homenagear o escritor Jorge Amado e a atriz Sônia Braga, responsável por interpretar a personagem Gabriela na versão cinematográfica do livro homônimo, que foi gravada na cidade.
Cidades históricas brasileiras na região Nordeste
Olinda – Pernambuco

Créditos: José Ribamar – Unsplash
Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982, Olinda já foi capital do estado de Pernambuco e hoje é uma das principais cidades históricas brasileiras. O Centro Histórico é repleto de casas conservadas do período colonial, onde os visitantes podem conhecer edifícios antigos que foram restaurados após a invasão holandesa durante o século 18. Uma das principais atrações da cidade é a igreja do Carmo, a mais antiga carmelita do Brasil.
Salvador – Bahia

A bela Salvador já foi capital do Brasil e é uma das cidades mais visitadas do país. Não é para menos, afinal, com tantas belezas naturais, a cidade vive repleta de turistas. Mas Salvador é também uma cidade histórica brasileira que foi o grande centro político e econômico do país entre 1549 e 1763. Nos dias de hoje, o Centro Histórico da cidade preserva seus edifícios renascentistas e casarões com mais de dois andares – típicos das cidades mais ricas.
Cidades históricas brasileiras na região Sul
São Miguel das Missões – Rio Grande do Sul

Créditos: Márcia Dezen – Unsplash
Curiosamente, a região Sul do país possui menos cidades históricas do que outras partes do Brasil. Isso porque, de acordo com historiadores, até o final do século 19, os portugueses não demonstravam grande interesse pela região. Contudo, São Miguel das Missões é uma importante cidade histórica brasileira, pois possui ruínas do sítio arqueológico que são tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Antônio Prado – Rio Grande do Sul

Créditos: Site da Prefeitura de Antônio Prado
A cidade de Antônio Prado ficou marcada por ser a sexta e última colônia de imigração italiana no sul do Brasil. Fundada em 1886, a cidade possui construções tradicionais bem preservadas e um charme típico de pequenas cidades italianas. Além disso, como não poderia deixar de ser, a cidade é famosa por suas vinícolas e gastronomia italiana. Atrações como o Museu Municipal guardam peças e objetos que preservam a história dos imigrantes.
Cidades históricas brasileiras na região Centro-Oeste
Pirenópolis – Goiás

Créditos: Wikipédia
Para quem gosta de turismo de aventura e busca conhecer mais da história do país por meio do turismo, Pirenópolis é a cidade ideal. Fundada no século 18 por bandeirantes, a cidade possui casas coloniais com detalhes originais preservados e tem o charme típico de cidades antigas. Mas, muito além de ser uma cidade histórica brasileira, Pirenópolis também é famosa por suas cachoeiras e reservas ecológicas, o que a torna um destino ideal para os amantes da natureza.
Cidade de Goiás – Goiás

Créditos: Viaje na Viagem
Pouco reconhecida pelos turistas como um destino histórico do Brasil, a cidade de Goiás tem muito a oferecer, especialmente para os religiosos. Afinal, a cidade é palco de uma das mais tradicionais festas do Centro-Oeste, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa – e que atrai fiéis de todos os lugares do Brasil. Para os menos tradicionais, o maior encanto da cidade é o seu Centro Histórico, também reconhecido Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.