Viajar, sem dúvidas, é uma vivência cultural. Mas quando viajamos, qual visão cultural estamos, de fato, conhecendo? Se você nunca parou para refletir sobre esse aspecto, agora é a hora. Durante séculos, a história e a cultura negra foram ignoradas pela sociedade. Como não poderia ser diferente, o apagamento das vivências e da história negra ficaram marcados também no turismo. Afinal, conhecemos apenas as narrativas brancas sobre cultura e pouco se conhece a respeito da contribuição cultural e histórica da população negra.
Na contrapartida desse histórico, o movimento do turismo étnico – que valoriza o patrimônio material e imaterial de um determinado grupo étnico – busca transformar essa história. O turismo étnico-afro, também conhecido como Afroturismo é uma tendência que vem ganhando protagonismo nos últimos anos, mas que já se desenha há muito tempo, com o objetivo de resgatar a história e a cultura negra por meio do turismo e apresentá-la como parte da cultura do mundo, o que foi negado e escondido pela população branca por séculos.

O objetivo do Afroturismo é conhecer, viver e reviver mais da cultura e história negra. Por isso, ele pode – e deve! – ser praticado por qualquer pessoa. Se a sociedade de fato busca reduzir o racismo e apoiar a luta negra, todos nós, como sociedade, precisamos conhecer a história e apoiar projetos que visam o fortalecimento da população negra.
No texto “30 lugares essenciais da cultura negra no Brasil”, o repórter Guilherme Soares Dias conta um pouco mais sobre roteiros para quem quer saber mais da história e vivenciar as influências africanas no Brasil. Vale a leitura para entender que há muito mais para conhecermos!
Onde fazer Afroturismo?
O Brasil é rico em roteiros de Afroturismo. De acordo com um estudo do Sebrae, “a cultura afro é uma das bases das tradições brasileiras, presente na maioria dos atrativos e destinos turísticos do país, como igrejas construídas pelas pessoas escravizadas, museus, centros culturais”. Portanto, ainda há muito a ser visto e redescoberto em nosso país sob a ótima negra, que por tanto tempo foi propositalmente apagada.
Confira abaixo alguns destinos para fazer Afroturismo no Brasil e no mundo e conhecer mais da história:
Afroturismo no Brasil
Rio de Janeiro
Tour da pequena África
Com quem fazer: Sou+Carioca, Rio Encantos e Conectando Territórios
São Paulo
Caminhada São Paulo Negra
Com quem fazer: Black Bird Viagem

Créditos: Felipe Benicio
Taubaté e Quilombos da Caçandoca e da Fazenda
Com quem fazer: Rota da Liberdade
Maceió
Andança Negra Maceió e Parque Memorial Quilombo dos Palmares
Com quem fazer: Alagoas Cultural
Salvador
Tour Afro Centrado
Com quem fazer: Sayuri Koshima
Caminhada Salvador Negra
Com quem fazer: Black Bird Viagem
Afroturismo no mundo
Portugal – Lisboa
African Lisbon Tour
Com quem fazer: African Lisbon Tour
Inglaterra – Londres
Caminhadas da história negra
Com quem fazer: Black History Walks
Uruguai – Montevidéu
Museu Casa Afro Uruguaya
Clique e conheça o site do museu.
