Se você é um amante de animais de estimação e não quer se separar do seu melhor amigo durante as férias, viajar com o seu cachorro pode ser uma ótima opção. No entanto, viajar com cachorro pode ser um desafio, especialmente se você não estiver preparado. Neste artigo, daremos dicas e destinos ideais para viajar de forma segura e confortável.
3 Dicas para viajar com cachorro

1. Verifique as regras da companhia aérea:
Antes de viajar, verifique as regras de viagem da sua companhia aérea que você está usando. Cada empresa pode aplicar regras específicas e até mesmo proibir a viagem de algumas raças.
Algumas companhias aéreas exigem que os cães viajem no compartimento de bagagem, enquanto outras permitem que eles viajem como bagagem de mão até certo peso (animal + bolsa de viagem) e este limite de peso varia conforme a companhia aérea.
As dimensões de mala ou caixa de viagem também variam conforme cada empresa, portanto consulte o site da companhia antes de adquirir as passagens para que não tenha nenhuma surpresa.
2. Documentação necessária:
Cada país tem regras específicas para o embarque de animais em seu território, portanto, se você vai viajar com cachorro de avião, verifique qual tipo de documentação é exigido no seu país de destino.
Geralmente, isso pode incluir uma carteira de vacinação, um certificado de saúde emitido por veterinários, vacinação contra raiva em dia e uma identificação de microchip.
3. Prepare o seu pet:
Antes da viagem, treine seu cachorro para que ele se comporte sozinho e não desenvolva ansiedade de separação. Viagens de avião podem levar apenas 1h, mas também podem durar mais de 10h dependendo do país de destino.
Conforme a permissão de cada companhia aérea, certifique-se de que seu cachorro tenha uma identificação adequada com seu nome, número de telefone e endereço de viagem. Durante a viagem, mantenha o seu cachorro o mais confortável possível.
Como você, lembre-se de levar todos os medicamentos, alimentos e itens de higiene necessários para seu pet. Além disso, mantenha todas as documentações que o seu destino final exige em mãos, isto pode ser solicitado no desembarque.
Considerações finais para viajar com cachorro
Por fim, saiba que a decisão de levar o seu cachorro na viagem mostra o quanto você se importa com ele e como ele faz parte da sua família, principalmente se você está indo morar fora.
Entretanto, se está indo apenas para férias, verifique a duração e as condições de viagem, além das opções de passeio que poderá fazer acompanhado do seu peludinho no país de destino. Afinal, pode ser um processo muito trabalhoso para manter o seu pet em um quarto de hotel por dias.
Com essas dicas você já pode começar a planejar a sua viagem com o seu melhor amigo! E se você é daqueles que tem uma família grande, aproveite e veja também os melhores países da Europa para viajar com crianças.