fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioViagensComo viajar para Europa com cachorro: confira as exigências

Como viajar para Europa com cachorro: confira as exigências

Siga-nos no Google Notícias

Sabemos que os animais fazem parte da família, portanto, viajar por longos períodos ou mudar de país e deixá-los para trás é impensável. No entanto, o processo de viajar com pets não é o mesmo de seres humanos. Então, se você quer viajar para Europa com cachorro, continue acompanhando para conferir as exigências.

Como viajar para Europa com cachorro: passo a passo

Antes de mais nada, tenha em mente que não é tão simples viajar para Europa com cachorro. O processo é demorado e deve ser bem planejado para que não haja problemas na hora do embarque e você precise deixar o seu cãozinho. Por isso, preparamos um passo a passo com todas as etapas que você precisará seguir para fazer uma viagem internacional com o seu pet. Confira:

Como viajar para Europa com cachorro

Microchipagem 

O primeiro passo antes de viajar para Europa com cachorro é submeter o animal a um processo de microchipagem. O procedimento é pouco invasivo e realizado por diversos veterinários. Com cerca de 1,5 mm, o chip é instalado por meio de uma injeção no dorso entre as escápulas do cachorro.

É necessário utilizar, obrigatoriamente, um microchip que atenda ao padrão ISO 11784 e ISO 11785. Após a microchipagem, todos os dados do animal e do proprietário devem ser cadastrados no sistema do chip, e o veterinário deve emitir um certificado com a data do procedimento.

Vacina antirrábica 

A vacina antirrábica faz parte do calendário vacinal anual dos animais, no entanto, caso você vá viajar para Europa com cachorro, é preciso ficar atento. É necessário fazer a microchipagem antes de reforçar a dose da vacina. Do contrário, ela não será considerada válida para a viagem.

Se o seu cachorro já tiver tomado a dose anual da vacina quando você decidir levá-lo para viajar, não há problema. Leve-o para fazer a microchipagem e, em seguida, dê uma nova dose. Na carteira de vacinação do animal deve conter o selo da vacina com fabricante, lote e data de fabricação, além da assinatura do veterinário.

Exame de sorologia antirrábica 

A União Europeia exige que qualquer animal proveniente do Brasil apresente um exame de sorologia para comprovar a eficácia da vacina antirrábica no sistema imunológico. 

O exame é basicamente um exame de sangue que detecta se o animal criou anticorpos para a doença. Entretanto, atenção: o teste só pode ser realizado 30 dias após a aplicação da vacina antirrábica, pois é o tempo necessário para fazer efeito no sistema imunológico do animal.

No Brasil existem poucos laboratórios certificados pela União Europeia para realizar o exame (um em Minas Gerais, dois em São Paulo e um em Curitiba). No entanto, em qualquer estado existem clínicas e pet shops que realizam a coleta do sangue e enviam para análise. Devido à logística complicada, esta é uma das partes mais caras do processo. Portanto, vale pesquisar o valor em diferentes clínicas antes de realizar o procedimento, mas o mais garantido é fazer em um local com prática no exame.

Para realizar o exame sorológico é necessário:

  • Carteira de vacinação do animal;
  • Certificado de microchipagem;
  • Jejum de 8 a 10 horas*.

*Confirmar com a clínica escolhida se há algum preparo extra.

Informações importantes sobre a sorologia antirrábica

A sorologia antirrábica fica pronta em cerca de 30 dias e a clínica onde o exame foi realizado deve entrar em contato para retirada do certificado do laboratório autorizado pela União Europeia, essencial para a viagem.

O nível de anticorpos de neutralização do vírus da raiva no soro deve ser igual ou superior a 0,5 Ul/ml. Caso o seu cachorro não atinja o nível necessário de anticorpos, será necessário refazer a aplicação da vacina.

Emissão do Certificado Veterinário Internacional – CVI

Após reunir todos os documentos e com a passagem em mãos, é preciso emitir o CVI na Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do aeroporto de partida (confira aqui as unidades).

Para dar entrada na emissão do certificado é preciso agendar um horário no Vigiagro com, no mínimo, 30 dias antes do embarque para que não haja imprevistos. Você deverá levar os documentos solicitados pela Vigiagro preenchidos (clique aqui para mais detalhes) e o certificado de microchipagem, carteira de vacinação, atestado de sorologia, atestados de saúde do animal, passagem aérea e documentos do proprietário.

A emissão do certificado é totalmente gratuita. Alguns países têm exigências diferenciadas, mas elas podem ser conferidas no site da Vigiagro, clicando aqui.

Atestado de saúde 

Alguns dias antes de viajar para a Europa com cachorro (no máximo 10 dias), é necessário visitar novamente o veterinário para que ele emita um atestado de saúde do seu pet. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fornece um modelo para ser seguido

Esses são os passos que você deve seguir para viajar para Europa com cachorro! Confira também algumas informações úteis para a compra da passagem:

O que fazer na hora de comprar sua passagem para viajar para Europa com cachorro

A passagem deve ser comprada considerando, pelo menos, 100 dias a partir da coleta do sangue para o exame de sorologia. Isso porque, conforme mencionado anteriormente, existem outras etapas importantes que devem ser seguidas e você precisa ter tempo para finalizar todas elas antes da viagem.

Além disso, é importante ficar atento, pois na maioria das companhias aéreas a reserva do voo para o animal é feita por telefone e as vagas são limitadas. Portanto, nossa dica é que antes de comprar a passagem você verifique se ainda há vagas para o seu cachorro. Caso positivo, assim que você comprar a sua passagem, ligue e reserve o espaço do seu animalzinho de estimação.

No mais, antes de comprar a passagem, verifique também se a companhia aérea possui restrições para alguma raça ou porte. Cada companhia aérea pode ter regras diferentes, especialmente no que diz respeito ao peso e o preço, e onde o cachorro será transportado (cabine ou bagageiro).

Como viajar para Europa com cachorro

Agora que você já sabe tudo sobre como viajar para Europa com cachorro, é só começar a fazer as malas e organizar os preparativos. Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários!

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad