fbpx
17.8 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioViagensIntercâmbio voluntário: veja as formas de fazer este trabalho no exterior

Intercâmbio voluntário: veja as formas de fazer este trabalho no exterior

Siga-nos no Google Notícias

O intercâmbio é uma modalidade de viagem muito conhecida e buscada por pessoas que querem viver uma nova experiência cultural. Mas o que nem todas essas pessoas sabem é que é possível viver essa experiência de uma forma um pouco diferente: através de um intercâmbio voluntário!  

Além da experiência de viver em outro país, os intercâmbios voluntários, também conhecidos como Volunturismo, proporcionam inúmeros benefícios, como envolver-se em diferentes culturas, desenvolver habilidades pessoais e trabalhar em prol de alguma causa importante. Além disso, também contribuem muito para o crescimento pessoal e profissional, já que experiências como essa são um diferencial no mercado de trabalho.

E a melhor parte desse tipo de intercâmbio é que é possível atuar em projetos de todos os vieses. Existem inúmeras agências e ONGs que oferecem programas de intercâmbio voluntário com projetos que vão desde ensinar novos idiomas para crianças com pouco acesso à educação, até cuidar de animais e ajudar na preservação do meio ambiente, por exemplo.

Se você chegou até esse texto, provavelmente quer saber mais sobre o intercâmbio voluntário e como ele funciona, não é mesmo? Continue acompanhando e saiba mais sobre o Volunturismo!

O que é intercâmbio voluntário?

Para além da experiência cultural em outro país, o intercâmbio voluntário tem como objetivo causar um impacto social nas comunidades onde ele é realizado. A ideia desse tipo de intercâmbio é conectar pessoas para trabalhar em projetos que desenvolvam a comunidade local e causem impacto positivo na região e na vida dos moradores.

Diferentemente do que muitos pensam, existem projetos sociais em diversos países e que atendem a diferentes condições socioeconômicas e culturais. É possível participar de projetos tanto em locais desenvolvidos e com mais estrutura, quanto em lugares carentes. Além disso, o voluntário pode escolher não só o destino da viagem, mas também o tipo de projeto com o qual mais se identifica.

Onde fazer intercâmbio voluntário?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o intercâmbio voluntário, vamos te contar como você pode viver Uma Boa Experiência desse tipo!

Agências de intercâmbio

Existem várias agências de intercâmbio que oferecem programas de intercâmbio voluntário, como as tradicionais CI e World Study, por exemplo. Entretanto, existem também agências especializadas apenas em intercâmbio voluntário, como a Volunteer Vacations e a Exchange do Bem. Todas essas instituições oferecem o amparo necessário para planejar a sua viagem da melhor forma, desde a escolha do projeto ideal até a recepção no local do projeto.

É importante saber que, apesar de ser um trabalho voluntário, o volunturismo ainda é um tipo de intercâmbio, portanto, você precisará arcar com os custos da viagem, como acomodação – a depender do tipo de projeto -, passagens aéreas, deslocamento, alimentação, taxas da agência, entre outros.

Intercâmbio voluntário com a AIESEC

Outra boa opção para quem quer participar de um intercâmbio voluntário é a AIESEC, que  é uma organização internacional que tem como objetivo proporcionar experiências de liderança, bem como de desenvolvimento do potencial de jovens no mundo inteiro.

Eles oferecem um programa de voluntariado global, onde os participantes podem se candidatar aos projetos de intercâmbio voluntário que mais se interessam – todos os projetos também são alinhados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Contudo, ao contrário das agências de intercâmbio, onde não há limite de idade máximo, para participar de um intercâmbio voluntário pela AIESEC há uma restrição: ter entre 18 e 30 anos, pois o projeto é dedicado ao desenvolvimento de jovens. 

Um ponto positivo é que o custo do programa costuma ser menor em relação aos preços de agências tradicionais, pois nessa experiência a acomodação é garantida e, em alguns projetos, a alimentação também. Entretanto, outros custos como passagens aéreas, seguro de saúde, por exemplo, não estão inclusos e devem ser pagos à parte pelo intercambista.

Voluntariando em troca de acomodação

Se você é daqueles que gosta de colocar a mochila nas costas e viajar pelo mundão, esse tipo de voluntariado é para você. Além das opções tradicionais de intercâmbio voluntário, há também um tipo de voluntariado que se popularizou nos últimos anos: o voluntariado em troca de acomodação. 

Alguns sites, como WorkAway, WorldPackers e WWOOF, têm exatamente essa proposta: conectar viajantes que queiram trocar trabalho por acomodação e alimentação aos empreendimentos com essa proposta. Os trabalhos ofertados nestes sites são variados e existem inúmeras atividades por todo o globo para fazer voluntariado e viajar quase de graça. 

As atividades podem ir desde fotografar um hotel, cuidar das redes sociais de um hostel, trabalhar numa numa fazenda orgânica, ensinar inglês para uma família, administrar a recepção de um hostel ou cuidar de um retiro de yoga, por exemplo. Além, é claro, de projetos sociais que também podem ser encontrados como opções de trabalho nestes sites – uma opção muito mais acessível do que as agências, mas também com menos apoio. Ufa! Opções não faltam e com certeza há algumas que se encaixam no que você gosta de fazer.

Essa é uma opção que vem sendo adotada por pessoas que gostam de viajar, viver novas experiências e ter contato direto com a cultura local dos lugares, gastando pouco, já que os maiores custos de viagem normalmente são com acomodação e alimentação.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad