Se Portugal faz parte da sua lista de países para visitar depois da pandemia, temos uma boa notícia: o país anunciou nesta quarta-feira, 01, que voltará a permitir a entrada de turistas brasileiros. Há quase 18 meses, Portugal proibiu viagens não essenciais do Brasil para tentar conter a disseminação do coronavírus.
A reabertura faz parte de um acordo mútuo de reconhecimento entre Portugal e o Brasil. Com a flexibilização, os viajantes brasileiros não precisam mais ficar em quarentena obrigatória por 14 dias após a chegada a Portugal, mas deverão apresentar um teste PCR negativo de Covid-19 realizado nas últimas 72 horas antes do embarque ou um teste antígeno de até 48 horas.
Inicialmente, a medida vigora até o dia 16 de setembro com previsão de extensão, mas pode ser revista a qualquer momento em função da evolução da Covid-19 no país.
Para te ajudar a planejar a sua viagem com mais tranquilidade, o UBE reuniu todos os requisitos necessários para turistas brasileiros atualmente. Confira abaixo:
- Teste negativo de Covid-19: PCR realizado até 72 horas antes do embarque ou antígeno realizado até 48 horas antes do voo.
- Formulário do viajante: o preenchimento do documento é obrigatório e ele pode ser acessado clicando aqui.
- Seguro-viagem: obrigatório com cobertura para gastos com Covid-19.
- Passaporte: com validade mínima de 3 meses a partir da data de retorno da viagem.
No momento, não é necessário ser vacinado contra Covid-19 para entrar em Portugal e crianças de até 12 anos não precisam apresentar teste negativo. Entretanto, devido à pandemia, as regras podem ser alteradas sem aviso prévio.
Outros países da Europa, como a Espanha, França, Suíça e Alemanha também já mudaram as regras e voltaram a aceitar passageiros não essenciais vindos do Brasil.