fbpx
18.4 C
São Paulo
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioCuriosidadesSolstício de verão: Dia mais longo do ano marca início do verão...

Solstício de verão: Dia mais longo do ano marca início do verão europeu

Siga-nos no Google Notícias

O famoso verão europeu começou oficialmente agora neste dia 21 de junho, que também é considerado o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte e o mais curto no Hemisfério Sul. O solstício de verão marca o início do verão europeu, a estação do calor e das férias. Mas será que você tudo sobre este fenômeno? Descubra mais sobre o dia em que o sol nunca termina!

Em um solstício, um dos hemisférios da Terra atinge sua inclinação máxima em direção ao sol, dando origem a um dia com mais luz do que o normal. Este fenômeno acontece duas vezes por ano, abrindo estações em ambos os lados do mundo.

Neste dia que marca o início do verão europeu, o sol atinge sua posição mais ao norte do globo, coincidindo com o Trópico de Câncer. Depois de chegar a este ponto, é hora de inverter sua direção, em direção ao sul. O caminho do sol torna-se assim mais curvo, iniciando sua trajetória em direção ao equinócio.

Apesar de ser considerado o dia mais longo, o sol nasce e se põe no horário normal durante um solstício. Na verdade, o primeiro nascer do sol do ano ocorre antes do solstício de verão e o pôr-do-sol mais tarde ocorre após este fenômeno. A maior luminosidade é o que, de fato, faz a diferença neste dia.

A história do solstício de verão pelo mundo

Além de marcar o início do verão europeu, o solstício tem sido celebrado há muito tempo por culturas de todo o mundo:

  • No Antigo Egito, o solstício de verão coincidiu com a subida do rio Nilo. Como era crucial prever esta inundação anual, o Ano Novo egípcio começou neste importante solstício;
  • Em séculos passados, os irlandeses cortavam ramos de aveleira na véspera do solstício para serem usados na busca de ouro, água e jóias preciosas;
  • Muitas culturas européias realizam no solstício as conhecidas celebrações de verão, que incluem reuniões em Stonehenge e a iluminação de fogueiras nos topos das colinas.

E aí, animados pro verão? Aproveite e confira 5 países em alta para as férias de verão.

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad