fbpx
20.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 14, 2024
InícioMundoEuropaVai morar em Portugal? Veja as respostas das principais perguntas dos brasileiros

Vai morar em Portugal? Veja as respostas das principais perguntas dos brasileiros

Siga-nos no Google Notícias

Segundo informações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), atualmente cerca de 214.500 cidadãos brasileiros moram legalmente em Portugal, e ainda pode haver um número significativo de brasileiros que ainda não regularizaram a sua situação. E esse número reflete uma tendência, uma pesquisa recente da Talenses apontou que 91% afirmou ter vontade de ter uma experiência profissional internacional. Sair do Brasil é uma grande decisão, que envolve muitas questões. Então, pensando nisso, vamos responder as principais perguntas de brasileiros que desejam morar em Portugal.

Como conseguir visto para morar em Portugal?

Um dos primeiros passos para quem planeja se mudar para Portugal é obter um visto.  Ele permite a entrada no país para fins de residência, e é necessário quando a pessoa não está viajando a turismo. No entanto, para efetivamente morar legalmente em Portugal é preciso obter uma Autorização de Residência que é solicitada após a chegada no país. Veja detalhadamente como conseguir visto para Portugal.

Qual o tipo de comida da culinária em Portugal?

A gastronomia em Portugal é muito rica e diversa. Suas especialidades são a produção de vinhos, de azeite de oliva e azeitonas. O tipo de culinária é mediterrânea, o que inclui peixes, frutos do mar, azeites e legumes. Os portugueses não costumam misturar carboidratos e amam sopas. Também há um infinidade de sobremesas feitas à base de ovos, entre elas o famosíssimo Pastel de Nata.

Como é Portugal no combate a Covid-19?

O combate à Covid-19 em Portugal foi elogiado no jornal norte-americano Washington Post. De acordo com eles, a taxa de vacinação está “tão alta quanto possível”, com 90,06% da população vacinada. “Praticamente uma nação inteira confiou na ciência” e “quase já não há pessoas para vacinar”, afirmou o diário. A eficácia das medidas de contenção implementadas durante a pandemia também foram destacadas.

Quais vacinas contra a Covid-19 são aceitas em Portugal?

Até Janeiro de 2022, as vacinas oficialmente aceitas pela DGS (Direção-Geral da Saúde) são: Janssen, AstraZeneca, Moderna, Pfizer. O país utliza aderiu ao Certificado Digital Covid da União Europeia. Mas não se preocupe, restaurantes e estabelecimentos comerciais costumam aceitar o certificado de vacinação brasileiro.

Portugal é socialista? Qual o tipo de política de Portugal?

Portugal é uma República, uma democracia liberal pluripartidária, com um sistema econômico de mercado. Logo, Portugal é uma social-democracia. Na prática, a social-democracia foi a forma que país encontrou de humanizar o capitalismo, foi o melhor equilíbrio que Portugal encontrou. O país tem quatro Órgãos soberanos: o Presidente da República, a Assembleia da República (parlamento), o Governo e os Tribunais. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa é do PSD (Partido Social Democrata) e o Primeiro-Ministro, António Costa, é do Partido Socialista (PS).

A nota do ENEM é aceita em Portugal?

Sim, a grande maioria das universidades aceitam as notas do ENEM. Muitos brasileiros decidem morar em Portugal por motivos de estudos. Sejam públicas ou privadas, as Instituições Portuguesas as aceitam para o processo seletivo para as vagas de Estudantes Internacionais.

Como é o clima? Em Portugal neva?

As principais cidades portuguesas encontram-se no litoral, onde a neve é algo raro de acontecer, pois as temperaturas não descem a valores negativos. Portugal tem uma temperatura média anual entre 10º e 21º graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As estações são bem definidas, no outono e no inverno o clima costuma ser fresco, com um pouco de vento e chuva. Já o verão, é quente e seco, no sul, as temperaturas podem ficar altas no verão, chegando a 40º.

Como é morar em Portugal com crianças?

Portugal é um país seguro, com uma população pequena em relação ao Brasil, cerca de 10,3 milhões de pessoas e com baixo índice de criminalidade. Além disso, a saúde pública tem uma boa qualidade e dificilmente é preciso ter um plano de saúde. A educação pública também é muito boa, veja os documentos essenciais para matricular seu filho na escola em Portugal.

Como é Portugal para aposentados?

A qualidade de vida, a segurança, o baixo custo de vida e o clima agradável são os grandes atrativos para os aposentados em Portugal. E não falamos apenas de brasileiros, pessoas de toda a Europa preferem se aposentar no país lusitano. Por isso, em Algarve é possível ouvir inglês em qualquer canto, lá estão as praias mais bonitas do país.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre como é morar em Portugal. Então, se você quiser saber um pouco mais, veja as 7 curiosidades sobre Portugal que ninguém te conta.

 

Ad
Redação UBE
Redação UBEhttps://umaboaexperiencia.com
Somos uma equipe apaixonada por boas experiências ao redor do mundo. Acreditamos que uma boa experiência não se define por preço ou exclusividade, mas sim como você se sente vivendo esse momento.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Por favor introduza aqui o seu nome

Ad

Últimos posts

Ad
Ad
Ad